Você está aqui: Página Inicial > Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica > Notícias > ProfEPT/Ifal recepciona novos mestrandos com palestra sobre Formação Humana Integral na EPT
conteúdo

Notícias

ProfEPT/Ifal recepciona novos mestrandos com palestra sobre Formação Humana Integral na EPT

Aula inaugural ocorreu na sexta-feira com a apresentação da turma 2025 aos professores do programa

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 13/04/2025 09h47, última modificação: 30/04/2025 08h22
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Palestra para novos mestrandos do ProEPT/Ifal

Palestra para novos mestrandos do ProEPT/Ifal

O programa  de mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica realizou na manhã de sexta-feira (11/4) a aula inaugural da turma de 2025, composta por quatorze mestrandos. A solenidade ocorreu no auditório do campus Benedito Bentes  e constou da cerimônia de abertura e palestra de Danillo da Conceição Pereira Silva  professor do Campus Arapiraca  sobre o tema  “Formação Humana Integral na EPT na Rede Federal de Ensino e o Desafio da Justiça Curricular".

A cerimônia foi aberta  a partir da formação da mesa solene, composta pelo diretor-geral do Campus Benedito Bentes, Alexandre Bonfim, pelo coordenador de Pós-Graduação da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI), Joab Gomes Melo, pelo coordenador do ProfEPT/Ifal, André Suêldo e pelos egressos Gerônimo Vicente (turma 2021) e a representante da turma 2024, Luciana Teixeira.

Ao representar a PRPPI, Joab Gomes Melo destacou a qualidade do grupo de trabalho do ProfEPT, considerado por ele, muito forte. “Vocês estão em boas mãos e fiquem muitos tranquilos quanto a isso”, ressaltou. O coordenador lembrou que o ProfEPT/Ifal  está se aproximando da centésima defesa  e com números marcantes sobre a quantidade de servidores do Ifal qualificados. O diretor-geral Alexandre Bonfim lembrou os primeiros momentos do ProfEPT, durante a gestão do professor Ricardo Cavalcanti e das superações conquistadas.”O mestrado aborda uma questão diferente que é a Educação Profissional e Tecnológica e  amplia o horizonte da pesquisa. O programa passou por mudanças ao incluir quem tinha  vínculo com a EPT e isso foi muito positivo para a formação de pesquisadores da área” destacou o dirigente.

A aluna da turma 2024, Luciana Teixeira contou a experiência  vivenciada no primeiro ano de mestrado na ampliação do conhecimentos e do universo da pesquisa e  deu recomendações positivas aos novos mestrandos.

Formação humana integral

Durante a palestra, o  professor Danilo Pereira versou sobre  as contribuições dos espaços formais em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na formação humana integral e traçou contrapontos com a justiça social e  o conteúdo curricular nesta área. “A formação humana integral é um direito conquistado e frutos de lutas sociais e do processo de redemocratização do país”, afirmou o palestrante. Palestra do professor Danilo Pereira

Danilo citou que a gestão da  EPT ainda é comparada, no que tange à formação humana integral, ao modelo empregado pela educação privada, principalmente,  com a educação profissional aplicada pelo Sistema S (Sesi, Senac, Senar). “São modelos distintos, principalmente no processo formativo. Enquanto a EPT forma para o mundo do trabalho, não só para exercer uma profissão, mas em todos os aspectos, sendo esses socioeconômicos e políticos ao conduzir  o estudante a um pensamento crítico e uma formação emancipadora, os modelos privados  apontam para o mercado de trabalho, ou seja, a ocupação profissional”, explicou o palestrante.O mediador foi o professor Ricardo Cavalcanti.

Depois da palestra, os novos mestrandos  fizeram questionamentos ao palestrante e  expuseram experiências no âmbito profissional com base no tema exposto.Alguns aproveitaram para apresentarem um indicativo da proposta de pesquisa e do produto educacional que pretendem desenvolver ao longo do mestrado.No período da tarde, a aula prosseguiu com a apresentação  dos professores do ProfEPT e do grupo de pesquisa do programa.

 

Sobre o ProfEPT/iFAL

O ProfEPT/Ifal já qualificou 84 profissionais, desde a implantação do programa em 2018. Em 2020, não houve turma devido à pandemia da Covid-19 e prosseguiu em 2021, contudo com a experiência de aulas remotas. O modo presencial foi retomado em 2022, após a flexibilização dos cuidados preventivos. As aulas ocorrem às sextas-feiras nos dois turnos no Campus Ifal Benedito Bentes.

O modelo de acesso ao mestrado profissional passou por modificações em 2023,  com ênfase para os profissionais de educação que atuam na educação profissional e tecnológica.

Para mais informações sobre o ProEPT/Ifal acesse a página do programa  https://www2.ifal.edu.br/profept

Mais fotos