Você está aqui: Página Inicial > Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica > Notícias > ProfEPT/Ifal inova ao apresentar a primeira defesa de mestrado no Metaverso
conteúdo

Notícias

ProfEPT/Ifal inova ao apresentar a primeira defesa de mestrado no Metaverso

Aprovado como mestre, Enoch Freitas é pioneiro da experiência ao obter título depois da apresentação da dissertação e produto educacional em ambiente imersivo e interativo

publicado: 05/05/2023 15h25, última modificação: 05/05/2023 16h54
Exibir carrossel de imagens Reprodução YouTube Tecnologia foi usada pela primeira vez em Alagoas em uma defesa de pós-graduação

Tecnologia foi usada pela primeira vez em Alagoas em uma defesa de pós-graduação

A defesa de número 51 do Programa do Mestrado de Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) resultou no título de mestre ao discente Enoch Freitas e em um feito inédito na educação de Alagoas: pela primeira no estado uma defesa de pós-graduação foi realizada pelo Metaverso. 

O espaço online compartilhado,denominado Metaverso,  trata-se  de um termo que se refere a uma realidade virtual coletiva que é um ambiente completamente imersivo e interativo. É uma espécie de mundo virtual onde as pessoas podem interagir com outras pessoas, objetos e ambientes digitais em tempo real.

Para o professor-orientador da defesa de Enoch Freitas, Eduardo Moraes “é uma evolução da internet, onde os usuários podem experimentar uma realidade alternativa, onde podem criar e personalizar avatares, interagir com outros usuários, comprar e vender produtos digitais, jogar jogos online e até mesmo participar de eventos virtuais, como shows e conferências”.


Na  defesa  foi testada uma nova plataforma chamada Spatial em um ambiente em 3D previamente criado, desenvolvido especialmente para esta finalidade com transmissão pelo Youtube. 

Para o mestre Enoch Freitas,”foi uma experiência que tem ajustes a se fazer, mas válida na medida em que se propõe a inovar”.

Enoch Freitas da Silva apresentou, a dissertação intitulada: “Solicitude:um podcast sobre  a fase preparatória dos pregões eletrônicos nos processos do Ifal - Campus Coruripe e o Produto Educacional “Solicitude”. A banca examinadora foi composta pelos professores-doutores Eduardo Cardoso Moraes (ProfEPT/Ifal) - orientador, Arnaldo Tenório da Cunha Júnior (Ufal), Auxiliadora Baraldi Pacheco (Ifal) e Fabio Francisco de Almeida Castilho  (ProfEPT/Ifal). O trabalho do servidor técnico administrativo da Reitoria do Ifal, foi avaliado como inovador por produzir um podcast orientativo sobre a preparação de um pregão eletrônico. 

A experiência do, agora mestre, foi realizada no Campus Coruripe e a investigação  buscou compreender como  as  servidoras (es) procedem nas etapas iniciais dos processos licitatórios, ao conhecer suas dificuldades e sugestões, referentes aos procedimentos atuais. Observou-se também a interação entre atividades intermediárias e finalísticas do campus. Como pensam e fazem educação dentro de sua área de atuação. Introduziu-se o texto com o percurso formativo do pesquisador no mestrado profissional do ProfEPT e contextualização do tema.