Notícias
ProfEPT/Ifal inova ao apresentar a primeira defesa de mestrado no Metaverso
Aprovado como mestre, Enoch Freitas é pioneiro da experiência ao obter título depois da apresentação da dissertação e produto educacional em ambiente imersivo e interativo
Tecnologia foi usada pela primeira vez em Alagoas em uma defesa de pós-graduação
A defesa de número 51 do Programa do Mestrado de Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) resultou no título de mestre ao discente Enoch Freitas e em um feito inédito na educação de Alagoas: pela primeira no estado uma defesa de pós-graduação foi realizada pelo Metaverso.
O espaço online compartilhado,denominado Metaverso, trata-se de um termo que se refere a uma realidade virtual coletiva que é um ambiente completamente imersivo e interativo. É uma espécie de mundo virtual onde as pessoas podem interagir com outras pessoas, objetos e ambientes digitais em tempo real.
Para o professor-orientador da defesa de Enoch Freitas, Eduardo Moraes “é uma evolução da internet, onde os usuários podem experimentar uma realidade alternativa, onde podem criar e personalizar avatares, interagir com outros usuários, comprar e vender produtos digitais, jogar jogos online e até mesmo participar de eventos virtuais, como shows e conferências”.
Na defesa foi testada uma nova plataforma chamada Spatial em um ambiente em 3D previamente criado, desenvolvido especialmente para esta finalidade com transmissão pelo Youtube.
Para o mestre Enoch Freitas,”foi uma experiência que tem ajustes a se fazer, mas válida na medida em que se propõe a inovar”.
Enoch Freitas da Silva apresentou, a dissertação intitulada: “Solicitude:um podcast sobre a fase preparatória dos pregões eletrônicos nos processos do Ifal - Campus Coruripe e o Produto Educacional “Solicitude”. A banca examinadora foi composta pelos professores-doutores Eduardo Cardoso Moraes (ProfEPT/Ifal) - orientador, Arnaldo Tenório da Cunha Júnior (Ufal), Auxiliadora Baraldi Pacheco (Ifal) e Fabio Francisco de Almeida Castilho (ProfEPT/Ifal). O trabalho do servidor técnico administrativo da Reitoria do Ifal, foi avaliado como inovador por produzir um podcast orientativo sobre a preparação de um pregão eletrônico.
A experiência do, agora mestre, foi realizada no Campus Coruripe e a investigação buscou compreender como as servidoras (es) procedem nas etapas iniciais dos processos licitatórios, ao conhecer suas dificuldades e sugestões, referentes aos procedimentos atuais. Observou-se também a interação entre atividades intermediárias e finalísticas do campus. Como pensam e fazem educação dentro de sua área de atuação. Introduziu-se o texto com o percurso formativo do pesquisador no mestrado profissional do ProfEPT e contextualização do tema.