Você está aqui: Página Inicial > Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica > Notícias > Produto educacional Medgame auxilia alunos da área de Enfermagem a administrar medicamentos

publicado: 04/03/2021 14h58, última modificação: 04/03/2021 14h58
Exibir carrossel de imagens Reprodução Medgame

Medgame

Ao supervisionar estágios da área de Enfermagem, a enfermeira Marcela Araújo Galdino, do Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) percebeu a dificuldade dos estudantes em administrar medicamentos. Para ela, a aprendizagem desse conteúdo é fundamental não apenas nos estágios, mas no exercício da profissão. Essa percepção se converteu em um produto educacional prático, elaborado durante o Mestrado em Educação Profissional ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), por intermédio do Campus Benedito Bentes. “Desenvolvemos o Medgame, em parceria com as docentes do componente curricular de Fundamentos em Enfermagem I do Ifal que se constitui em um jogo educativo na modalidade de jogo de tabuleiro com regras específicas e conteúdos trabalhados em sala de, durante as aulas de Administração de Medicamentos”, explicou Marcela Caldas.

O Medgame é um jogo educativo, desenvolvido  na modalidade de tabuleiro com 50 casas de cores distintas que possuem cartas correspondentes  a cada casa com pontuações de acordo com a complexidade das 17 questões, quatorze cartas nas cores: laranja, verde e roxa, que equivalem as seguintes pontuações: 3, 2 e 1 ponto. Além destas, têm-se quatorze cartas rosa, que apresentam curiosidades relacionadas à temática abordada, oferecendo pontos extras e o comando para o avanço de casas e 10 cartas extras amarelas, utilizadas quando o jogador para na casa que já foi respondida.

Dissertação:  Jogo Educativo na Prática Pedagógica: aprendendo Administração de Medicamentos através da ludicidade

A apresentação deste produto educacional, bem como da dissertação por Marcela Cabús ocorreu  no início de fevereiro deste ano. “Diante de algumas fragilidades percebidas na formação destes futuros profissionais desenvolveu-se a ideia do produto educacional. Identifiquei que os discentes chegavam aos campos de estágio com dúvidas quanto à administração de medicamentos, conteúdo fundamental não apenas nos estágios, mas no exercício da profissão, pois são procedimentos invasivos com fármacos, realizados em seres humanos” disse a mestre na dissertação.

Acesse o  Medgame