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Produto educacional indica guia de utilização dos modelos de avaliação da qualidade dos serviços educacionais do ensino técnico dos institutos federais

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 14/05/2025 15h20, última modificação: 14/05/2025 15h20

 Uma Guia de Utilização como modelo de avaliação da qualidade dos serviços educacionais dos cursos técnicos oferecidos pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) é um produto educacional de autoria do mestre em Educação Profissional e tecnológica, Ricardo Luís Alves de Oliveira Ribeiro e apresentado durante conclusão do curso ofertado pelo Programa de Mestrado Profissional e Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), vinculado ao  Ifal e que tem como instituição associada, o Campus Benedito Bentes.

O produto gráfico, segundo o pesquisador, avalia de maneira eficaz a percepção dos discentes dos cursos técnicos de nível médio da instituição em relação às dimensões propostas. 

O modelo se adapta às dimensões do Método Higher Education Performance HEDPERF e ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), considerando aspectos acadêmicos, não acadêmicos, reputação, acesso, conteúdo programático e compreensão das necessidades dos estudantes. 

Com esse instrumento de avaliação, de acordo com Ricardo Ribeiro, será possível avaliar a qualidade dos serviços educacionais oferecidos nos cursos técnicos de nível médio integrado nos institutos federais,identificar pontos fortes e áreas que necessitam de melhorias com base na percepção dos estudantes e fornecer subsídios para a tomada de decisões estratégicas, visando à melhoria contínua dos serviços educacionais.

O produto relaciona como setores envolvidos  na avaliação dos serviços  as  direções gerais, os departamentos, as coordenações de cursos, estudantes e a Comissão Permanentes de Avaliação (CPA). 

Segundo o autor, o modelo foi testado e aplicado no  Ifal - Campus Satuba nos cursos técnicos de nível médio na modalidade integrado de Agroindústria e Agropecuária. 

Os resultados indicam que as dimensões de qualidade mais valorizadas pelos estudantes são reputação, acesso, aspectos acadêmicos e formação acadêmica e profissional. A análise estatística confirmou a adequabilidade e validade do modelo proposto, que pode ser utilizado como um produto educacional para a melhoria contínua dos serviços oferecidos pelos Institutos Federais. 

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