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Produto educacional indica guia de utilização dos modelos de avaliação da qualidade dos serviços educacionais do ensino técnico dos institutos federais
Uma Guia de Utilização como modelo de avaliação da qualidade dos serviços educacionais dos cursos técnicos oferecidos pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) é um produto educacional de autoria do mestre em Educação Profissional e tecnológica, Ricardo Luís Alves de Oliveira Ribeiro e apresentado durante conclusão do curso ofertado pelo Programa de Mestrado Profissional e Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), vinculado ao Ifal e que tem como instituição associada, o Campus Benedito Bentes.
O produto gráfico, segundo o pesquisador, avalia de maneira eficaz a percepção dos discentes dos cursos técnicos de nível médio da instituição em relação às dimensões propostas.
O modelo se adapta às dimensões do Método Higher Education Performance HEDPERF e ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), considerando aspectos acadêmicos, não acadêmicos, reputação, acesso, conteúdo programático e compreensão das necessidades dos estudantes.
Com esse instrumento de avaliação, de acordo com Ricardo Ribeiro, será possível avaliar a qualidade dos serviços educacionais oferecidos nos cursos técnicos de nível médio integrado nos institutos federais,identificar pontos fortes e áreas que necessitam de melhorias com base na percepção dos estudantes e fornecer subsídios para a tomada de decisões estratégicas, visando à melhoria contínua dos serviços educacionais.
O produto relaciona como setores envolvidos na avaliação dos serviços as direções gerais, os departamentos, as coordenações de cursos, estudantes e a Comissão Permanentes de Avaliação (CPA).
Segundo o autor, o modelo foi testado e aplicado no Ifal - Campus Satuba nos cursos técnicos de nível médio na modalidade integrado de Agroindústria e Agropecuária.
Os resultados indicam que as dimensões de qualidade mais valorizadas pelos estudantes são reputação, acesso, aspectos acadêmicos e formação acadêmica e profissional. A análise estatística confirmou a adequabilidade e validade do modelo proposto, que pode ser utilizado como um produto educacional para a melhoria contínua dos serviços oferecidos pelos Institutos Federais.
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