Você está aqui: Página Inicial > Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica > Notícias > Produto educacional do Mestrado Profept traz radiografia da extensão do Ifal

Produto educacional do Mestrado Profept traz radiografia da extensão do Ifal

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 05/01/2021 13h02, última modificação: 04/03/2021 14h36
Exibir carrossel de imagens Reprodução Kelly Barbosa apresenta cartilha digital sobre as ações de extensão no Ifal

Kelly Barbosa apresenta cartilha digital sobre as ações de extensão no Ifal

Uma pesquisa sobre a atividade de extensão no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) se transformou  no produto educacional de autoria da mestre Kelly Medeiros de Oliveira Barbosa, técnica em Assuntos Educacionais do Ifal, lotada na Pró-reitoria de Extensão. O trabalho já pode ser acessado no site da EduCapes sob o título “Extensão no Ifal: aprendizagem para além dos muros do Instituto”.

Segundo a autora, a cartilha traz, de forma acessível, informações a respeito da extensão no Ifal. “O produto educacional nasce com o intuito de divulgar e incentivar o desenvolvimento das ações de extensão no instituto com a finalidade de fortalecer o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, possibilitando promover o processo de transformação social nas regiões de atuação do Ifal”, explicou. A orientação foi da professora. Maria do Socorro Ferreira dos Santos.

O material bibliográfico traz em seu conteúdo o conceito de extensão, a importância da área no Instituto, os programas, projetos, cursos e eventos realizados e orientações sobre a importância de se participar das atividades de extensão.Nesse último item, a então mestranda desenvolveu, em 2019, uma pesquisa com bolsistas das ações de extensão do campus Marechal Deodoro, na qual 89%  dos entrevistados responderam que acreditavam ser a área de extensão importante para formação profissional e 59% afirmaram que pretendiam ajudar a outras pessoas. A indagação feita a esse público foi acerca da motivação para participar de ações extensionistas.

Sobre a importância da atividade na vida estudantil, 72% dos bolsistas declararam que a coragem de falar em público aumentou, 66% disseram ter se sentido úteis na sociedade e 66% afirmam  que o valor da bolsa foi muito importante.

A cartilha digital traz no final dicas sobre  como identificar uma ação que pode se transformar  em atividade de extensão.

Radiografia da Extensão do Ifal

A dissertação da servidora indica dados essenciais sobre a ascensão das ações de extensão no Ifal.Segundo levantamento da Proex, em 2010 havia  apenas dois projetos e, em 2019, o número chegou a 219. a maior quantidade de projetos  nesses nove anos ocorreu em 2014 com o total de  274 projetos. No ano em que se desenvolveu a pesquisa, 35.252 pessoas haviam sido beneficiadas com  as ações de extensão do Ifal. Neste aspecto, o ano de 2014 registrou o maior número de pessoas envolvidas nos projetos no total de 52.673 em todo o Estado.

As iniciativas envolveram não só municípios alagoanos como três de Pernambuco e  dois de Sergipe, totalizando 52 em 2019. Esse número chegou a 77 em 2018.

alunos possuem conhecimento incipiente a respeito da extensão”.

Cartilha Digital: Extensão no Ifal: aprendizagem para além dos muros do Instituto.

Dissertação: A EXTENSÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA ETECNOLOGIA DE ALAGOAS: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO INTEGRALDOS ESTUDANTES