Notícias
Produto educacional aborda as tecnologias digitais no ensino da Língua Espanhola
E-book produzido pela mestra Renata Coimbra incentiva o uso da gamificação como metodologia de ensino
Uma pesquisa sobre gamificação como metodologia de ensino, a partir da prática pedagógica interdisciplinar se transformou em produto educacional da mestra Renata Coimbra que foi apresentado durante a defesa realizada no final de abril deste ano, vinculada ao Programa de Mestrado de Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Alagoas. O trabalho resultou na edição de um e-book (livro digital) intitulado “Gamificação e agroecologia no ensino da língua espanhola” com autoria da mestra e de sua orientadora, a professora-doutora Ana Paula Fiori.A pesquisa ocorreu de forma simultânea nos campi Piranhas e Maragogi.
A produção gráfica, segundo Renata Coimbra, parte do desafio de realizar uma prática pedagógica que proporcione diálogo entre as duas áreas do curso de Agroecologia; a de formação específica do currículo e o núcleo básico, no qual está inserida a Língua Espanhola. O público-alvo da pesquisa foram docentes do núcleo básico com componente curricular de Língua Espanhola e o do núcleo profissional, com professores da área técnica.
Como resultado, apresentado na dissertação defendida por Renata Coimbra, , a investigação apontou a necessidade de serem realizadas formações continuadas para aperfeiçoar o uso das tecnologias digitais da gamificação. E para suplantar esta lacuna, propôs-se aos professores de Língua Espanhola a criação de um produto educacional colaborativo, no formato de e-book interativo e disciplinar.
Em seu conteúdo textual, o produto gráfico explica o motivo da edição do e-book, explica o que é o curso técnico em Agroecologia e traz orientações sobre as metodologias ativas, gamificação e quais os benefícios das ferramentas digitais vinculadas aos jogos eletrônicos para o ensino. O material tem em seu conteúdo, explicações sobre o ensino integrado e define o que é sequência didática, sendo este o modelo escolhido pela autora para apresentação de seu produto educacional.