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Portfólio estimula a prática de círculos de leitura entre os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio

Pesquisa realizada pela mestra Edileuza Ferraz dissemina a prática do letramento literário nos campi do Ifal

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 18/07/2024 17h59, última modificação: 22/07/2024 11h40
Reprodução Portfólio "Círculos de Leitura" estimula o letramento literário nas unidades de ensino do Ifal

Portfólio "Círculos de Leitura" estimula o letramento literário nas unidades de ensino do Ifal

Um portfólio como produto educacional do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) é disponibilizado como uma importante ferramenta para favorecer o letramento literário entre os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição federal de ensino. Intitulado “Círculos de Leituras:possibilidades de desenvolvimento no  letramento literário no ensino médio integrado ao técnico” e de autoria da mestra e escritora Edileuza Ferraz, o trabalho gráfico virtual tem a finalidade de oferecer ao professor do ensino médio integrado e a todos aqueles que se apropriam da condição de agentes de letramento, alternativa para ser utilizada com os estudantes a fim de que eles observem a leitura literária como algo interessante, prazeroso e cheio de boas perspectivas, segundo informa a autora na apresentação do produto.

Edileuza Ferraz traça uma trajetória dos passos que resultaram na elaboração do produto educacional e da dissertação que versam sobre o mesmo tema que é círculo de leituras e letramento literário. “Tudo começou com a nossa preocupação ao observar que os/as estudantes que frequentavam a biblioteca Benevides Monte, Campus Maceió, demonstravam falta de interesse pela leitura, o que emergiu o desejo de realizar um estudo para ter contato com as causas desse fenômeno. A partir do problema, veio a pergunta de pesquisa: de que forma os círculos de leitura promovidos contribuem para o letramento literário na Educação Profissional e Tecnológica - EPT?”, esclarece a autora na apresentação do portfólio.

Para envolver os estudantes na ação, a mestra os estimulou a leitura da obra “A hora da Estrela”, de Clarice Lispector, em círculos de leitura, para que eles se envolvessem no contexto da história e refletissem sobre os muitos valores da feminilidade implícitos nela, além de outros valores.

Oito sessões de círculos de leituras ocorreram durante a pesquisa realizada por Edileuza Ferraz  com os seguintes temas: Biografia da escritora Clarice Lispector: vida e obra;aspectos ligados à nordestinidade e aos processos migratórios - a figura da mulher e o mundo do trabalho; Características dos gêneros literários, em especial, o gênero Novela;Questões envoltas ao universo feminino presentes na obra;a figura da mulher e o mundo do trabalho;A promoção da mulher por meio de uma educação crítico-emancipatória;A educação como promotora da mobilização social: por uma educação combatedora de desigualdades sociais; cine-pipoca e Análise dos tipos de linguagem adotados, considerando a película e a obra escrita/trabalhada nos momentos destinados aos círculos de leitura.

A autora é graduada em Letras, apaixonada por livros e leitora compulsiva. “Resolvi permitir que todos esses anos de semeadura feita por tantos outros agricultores da arte em minha existência frutificassem:os frutos foram dez livros publicados em formato digital”, explica a autora. Para ela, a leitura não  só a libertou de situações desagradáveis e, por vezes, degradantes, as quais poderiam resultar em eternas amarguras, como ajudou na transformação pessoal, social e na construção de quem ela é hoje. “E assim, é impossível não desejar que outras pessoas passem por tal experiência”, ressaltou Edileuza Ferraz.

O produto educacional em formato de portfólio e a dissertação foram defendidos  no dia 22 de março deste ano e foram aprovados pela banca examinadora formada  pelo professor e orientador Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti, professor Jarbas Mauricio Gomes (ProfEPT/Ifal) e professora Lúcia de Fátima Santos (UFAL).

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