Você está aqui: Página Inicial > Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica > Notícias > Novos mestrandos participam da aula inaugural do ProfEPT-Ifal

Novos mestrandos participam da aula inaugural do ProfEPT-Ifal

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 05/04/2024 21h47, última modificação: 06/04/2024 06h56
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Pró-reitora Eunice Palmeira participou da aula inaugural do ProfEPT-iFAL
  • Gerônimo Vicente"> Aula inaugural
  • "> Aula inaugural
  • "> Palestrante
  • "> DIRETOR-GERAL

Pró-reitora Eunice Palmeira participou da aula inaugural do ProfEPT-iFAL

A aula inaugural do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ocorreu na manhã desta sexta-feira (5) no auditório do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).Os 16  mestrandos aprovados no último Exame Nacional de Acesso (Ena) foram  recepcionados pela coordenação e professores do curso, além do diretor-geral da  Instituição  Associada, Alexandre Bonfim.

A solenidade foi iniciada com a formação da mesa de abertura composta pela pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eunice Palmeira, pelo diretor-geral do campus, Alexandre Bonfim, o coordenador do ProfEPT/Ifal, André Suêldo, o representante da turma 2022, José Rubens Silva e o representante da turma 2024,  Henrique Golbery.

Ao representar os mestrandos da turma 2022,  José Rubens destacou  a necessidade de contribuição mútua dos mestrandos para que as etapas do mestrado sejam cumpridas sem transtornos.

coordenador do Profept, André SuêldoO coordenador do programa, André Suêldo deu boas vindas aos mestrandos e  lembrou as mudanças no programa com a escolha das linhas de pesquisa já no processo de inscrição do exame, Suêldo destacou ainda sobre os produtos educacionais como soluções para a sociedade.

O diretor-geral, Alexandre Bonfim apresentou uma retrospectiva do mestrado no campus Benedito Bentes e ressaltou o trabalho desenvolvido pelos coordenadores, Ricardo Cavalcanti e Beatriz Medeiros.”Você escolheram a melhor instituição para fazer mestrado, sabendo que vai entrar e sair  como mestre. Os orientadores orientam com excelência e são, extremamente, cuidadosos.Os dois anos passam muito rápido. Não deixem para fazer amanhã o que vocês podem fazer hoje”, declarou o diretor.

A pró-reitora Eunice Palmeira cumprimentou os novos mestrandos, explicou o momento de movimento paredista naAlexandre Bonfim, diretor-geral do Campus Benedito Bentes instituição e pediu compreensão aos  alunos recentes do mestrado e deu os parabéns a cada um dos  estudantes presentes à solenidade.

A aula inaugural foi sequencia por uma palestra da professora Elaine Soeira, do Instituto Federal Baiano que abordou  o tema “Pesquisas em Educação: cenários, desafios e perspectivas no contexto da EPT”.A docente apresentou o conceito de pesquisa, sua evolução ao longo dos anos, enfatizou  a abordagem metodológica  e o contexto da produção, além de apresentar um histórico sobre os mestrados profissionais no Brasil.

Neste ano, 183 candidatos concorreram às 16 vagas disponíveis, sendo oito para ampla concorrência e oito para os servidores. Em todo o país, foram oferecidas 654 vagas, distribuídas nas 36 instituições associadas vinculadas à rede federal de educação profissional e  tecnológica. A novidade deste ano foi a escolha pelo candidato, da linha de pesquisa, pela qual ele deverá desenvolver a investigação científica. A linha 1 é denominada  Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a linha 2 - Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Professor Elaine Soares profere palestra sobre pesquisas educacionais

O ProfEPT é um programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, com um mestrado profissional em educação profissional e tecnológica em rede nacional, da área de ensino, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).