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Novos mestrandos participam da aula inaugural do ProfEPT-Ifal
Pró-reitora Eunice Palmeira participou da aula inaugural do ProfEPT-iFAL
A aula inaugural do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ocorreu na manhã desta sexta-feira (5) no auditório do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).Os 16 mestrandos aprovados no último Exame Nacional de Acesso (Ena) foram recepcionados pela coordenação e professores do curso, além do diretor-geral da Instituição Associada, Alexandre Bonfim.
A solenidade foi iniciada com a formação da mesa de abertura composta pela pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eunice Palmeira, pelo diretor-geral do campus, Alexandre Bonfim, o coordenador do ProfEPT/Ifal, André Suêldo, o representante da turma 2022, José Rubens Silva e o representante da turma 2024, Henrique Golbery.
Ao representar os mestrandos da turma 2022, José Rubens destacou a necessidade de contribuição mútua dos mestrandos para que as etapas do mestrado sejam cumpridas sem transtornos.
O coordenador do programa, André Suêldo deu boas vindas aos mestrandos e lembrou as mudanças no programa com a escolha das linhas de pesquisa já no processo de inscrição do exame, Suêldo destacou ainda sobre os produtos educacionais como soluções para a sociedade.
O diretor-geral, Alexandre Bonfim apresentou uma retrospectiva do mestrado no campus Benedito Bentes e ressaltou o trabalho desenvolvido pelos coordenadores, Ricardo Cavalcanti e Beatriz Medeiros.”Você escolheram a melhor instituição para fazer mestrado, sabendo que vai entrar e sair como mestre. Os orientadores orientam com excelência e são, extremamente, cuidadosos.Os dois anos passam muito rápido. Não deixem para fazer amanhã o que vocês podem fazer hoje”, declarou o diretor.
A pró-reitora Eunice Palmeira cumprimentou os novos mestrandos, explicou o momento de movimento paredista na instituição e pediu compreensão aos alunos recentes do mestrado e deu os parabéns a cada um dos estudantes presentes à solenidade.
A aula inaugural foi sequencia por uma palestra da professora Elaine Soeira, do Instituto Federal Baiano que abordou o tema “Pesquisas em Educação: cenários, desafios e perspectivas no contexto da EPT”.A docente apresentou o conceito de pesquisa, sua evolução ao longo dos anos, enfatizou a abordagem metodológica e o contexto da produção, além de apresentar um histórico sobre os mestrados profissionais no Brasil.
Neste ano, 183 candidatos concorreram às 16 vagas disponíveis, sendo oito para ampla concorrência e oito para os servidores. Em todo o país, foram oferecidas 654 vagas, distribuídas nas 36 instituições associadas vinculadas à rede federal de educação profissional e tecnológica. A novidade deste ano foi a escolha pelo candidato, da linha de pesquisa, pela qual ele deverá desenvolver a investigação científica. A linha 1 é denominada Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a linha 2 - Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
O ProfEPT é um programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, com um mestrado profissional em educação profissional e tecnológica em rede nacional, da área de ensino, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).