Você está aqui: Página Inicial > Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica > Notícias > Manual orienta estudantes sobre organização e processos educativos do Ifal

Manual orienta estudantes sobre organização e processos educativos do Ifal

Pesquisa da mestra Roseany Maria Araújo de Almeida resulta em guia de orientação sobre a organização do instituto

publicado: 23/07/2024 16h50, última modificação: 23/07/2024 16h50
Reprodução Manual de orientação para os estudantes do Ifal

Manual de orientação para os estudantes do Ifal

Um completo mecanismo de orientação para os estudantes do Instituto Federal de Alagoas está exposta no Manual de Orientação para os Discentes do Ensino Técnico de Nível Médio integrado à Educação Básica, de autoria da mestra Roseany Maria Araújo de Almeida. O produto educacional favorece a compreensão dos processos educativos  e organizacionais pelos estudantes matriculados no ensino técnico de nível médio integrado à educação, conforme descreve a autora na pesquisa.

O produto é objeto de uma pesquisa que investigou as contribuições de um manual didático sobre as informações institucionais e acadêmicas do Ifal,  a partir da participação de dois grupos distintos, formados por alunos e alunas e o outro composto por gestores das áreas de Pedagogia, Psicologia, Assistência Estudantil e  no núcleo de apoio às pessoas com necessidades específicas. Segundo a autora do produto educacional, “Os resultados provenientes do formulário de avaliação, preenchido pelos estudantes e do feedback recebido do gestor do setor de psicologia em relação ao Produto Educacional, revelaram que o manual proporciona uma visão abrangente dos procedimentos, elucidando dúvidas e fornecendo orientações relevantes para guiar os estudantes em sua trajetória no Ifal”.

O conteúdo do manual produzido por Roseany Araujo, sob a orientação do professor Adalberon Moreira de Lima Filho, enfoca, entre as informações, mais importantes  para os estudantes  do Ifal  destaca  os canais de comunicação da instituição, as redes sociais, o papel das pró-reitorias, das direções-gerais, departamentos e das coordenações, o  sistema de matrículas, ,bem como  orientações sobre trancamento, renovação, transferência, reopção e equivalência no âmbito estudantil. Ao final do trabalho didático apresenta dicas para ajudar os estudantes na jornada de estudos.

Roseany Araújo explicou como surgiu a ideia da produção do manual.” O interesse por essa temática surgiu a partir da minha experiência profissional, onde frequentemente me deparei com jovens que se sentiam perdidos em sua jornada acadêmica. A partir dessa constatação, destaco a importância para que os alunos compreendam o contexto no qual estão inseridos, sendo fundamental para promover uma formação embasada em uma prática consciente e crítica, permitindo que eles se desenvolvam de maneira mais sólida e informada ao longo de sua trajetória acadêmica”.

A defesa do produto educacional e da dissertação ocorreu no dia 6 de fevereiro deste ano e a banca examinadora formada pelos docentes: o professor-doutor Adalberon Moreira de Lima Filho - orientador;  professor-doutor Albani de Barros (UFPB)  e pela professora-doutora  Regina Maria de Oliveira Brasileiro (ProfEPT/Ifal). aprovou o trabalho d pesquisa.

Acesse a dissertação

Acesse o produto educacional