Você está aqui: Página Inicial > Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica > Notícias > Literatura de cordel como ensino do Suporte Básico de Vida no Ifal é um produto educacional interdisciplinar do ProfEPT/Ifal
conteúdo

Notícias

Literatura de cordel como ensino do Suporte Básico de Vida no Ifal é um produto educacional interdisciplinar do ProfEPT/Ifal

Pesquisa foi desenvolvida pela mestra Andrezza Gomes da Turma 2021

publicado: 31/07/2023 11h37, última modificação: 31/07/2023 11h37
Cartilha sobre Suporte Básico de Vida em forma de cordel

Cartilha sobre Suporte Básico de Vida em forma de cordel

A utilização da literatura de cordel para o ensino de Suporte Básico de Vida para os estudantes  do ensino  médio integrado à educação profissional e tecnológica  foi o produto elaborado pela mestre Andrezza Gomes do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e defendido em dezembro de 2022.

O Suporte Básico de Vida, conforme dissertação apresentada pela mestra,  é o treinamento teórico e prático voltado a identificar sinais de parada cardiorrespiratória, tendo em vista que está se trata da mais grave emergência cardíaca. Para a profissional, “ é importante proporcionar, no ambiente escolar, oportunidades voltadas a reflexões de como agir diante de emergências, onde são necessários aplicar técnicas de primeiros socorros, capacitando os estudantes e preparando os futuros trabalhadores para o enfrentamento dessas situações”.

A pesquisa  que teve como fases a diagnóstica, de elaboração do produto educacional, aplicação do produto em oficinas sobre Suporte Básico de Vida e avaliação do produto educacional, tendo como participantes, 150 alunos, sendo que 54% deles possuem alguém na família com problemas cardíacos, mas apenas 2% sabiam identificar uma parada cardio respiratórias

Os participantes desta pesquisa foram estudantes matriculados no Ensino Médio Integrado aos cursos profissionais. As oficinas foram realizadas  e divididas em declamação do cordel; simulação realística e de ressuscitação cardiopulmonar, discussão sobre a temática e aplicação dos questionários.

Segundo a autora da pesquisa os alunos afirmaram que a oficina  contribuiu para a vida profissional e  possibilitou melhoria na aprendizagem e habilidades do Suporte Básico de Vida, além de permitir a necessidade de abordar  temas voltados para os primeiros socorros para o desenvolvimento acadêmico e profissional do estudante.

Leia a dissertação

Veja o Produto Educacional