Notícias
Inscrições para o Mestrado Profissional em EPT são prorrogadas até 10 de janeiro de 2025
São 656 vagas em todo o Brasil
As inscrições para o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) foram prorrogadas até o dia 10 de janeiro de 2025.. O ProfEPT é um programa de pós-graduação em rede nacional, reconhecido pela Capes, que visa proporcionar formação, produção de conhecimento e o desenvolvimento de produtos por meio de pesquisas na área. São duas linhas de pesquisa: Práticas Educativas em EPT; e Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT.
O edital oferta 656 vagas em todo o Brasil, sendo que metade é reservada a servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para se inscrever, é preciso ter diploma de curso de graduação (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo). Os servidores deverão comprovar que fazem parte do quatro efetivo ativo de suas instituições. No caso das vagas de ampla concorrência, é preciso ter atuado por no mínimo um semestre, entre os anos de 2023 e 2024, no ensino ou na gestão de espaços pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica.
O processo seletivo é feito por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA), que abrange as bases conceituais e históricas da Educação Profissional e Tecnológica; metodologias de pesquisa; e teorias e práticas de ensino e aprendizagem. A prova objetiva contém 50 questões de múltipla escolha e será aplicada no dia 23 de fevereiro de 2025.
O resultado da seleção sai no dia 18 de março de 2025, e o início do semestre letivo está previsto para abril. As aulas acontecem em parte no formato presencial e a distância, dependendo do componente curricular.
Inscrições e isenção
As inscrições são feitas pelo site do próprio ProfEPT. O candidato deve escolher em qual instituição associada pretende cursar o mestrado e submeter um texto de até 1000 caracteres descrevendo a sua intenção de pesquisa, relacionando a escolha pela linha de pesquisa com as suas práticas profissionais. Se aplicável, o candidato deve indicar a sua opção de cota e a necessidade de atendimento especial para a realização da prova. Veja todos os documentos necessários no edital.
A taxa de inscrição é de R$ 160. Podem pedir a gratuidade aquelas pessoas inscritas no CadÚnico e que são membros de famílias de baixa renda. O prazo para pedir a isenção vai até 14 de novembro.