Você está aqui: Página Inicial > Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica > Notícias > Egressos transformam dissertações e produtos educacionais em livros
conteúdo

Notícias

Egressos transformam dissertações e produtos educacionais em livros

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 11/09/2025 16h26, última modificação: 11/09/2025 16h26

Produtos educacionais do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica  do Instituto Federal de Alagoas (ProfEPET/Ifal)  foram convertidos em livros por egressos da pós-graduação que tem como instituição associada, o Campus Benedito Bentes. Em um primeiro levantamento feito pela Coordenação do curso constatou três mestres formados pela instituição federal de ensino que transformaram seus trabalhos científicos em publicações gráficas. 

Um produto educacional é um artefato ou processo tangível, desenvolvido a partir de um processo de pesquisa, que tem como objetivo facilitar e aprimorar a aprendizagem. Pode assumir diversas formas, como softwares educativos, jogos, sequências didáticas, materiais didáticos, exposições, aplicativos, protótipos, cursos virtuais e até mesmo a organização de olimpíadas escolares. O produto educacional é a materialização prática de um conhecimento construído, sendo utilizado por professores, outros profissionais da educação e alunos em ambientes de ensino formais ou informais. 

Com base neste conceito, os mestres Arlene Leão (Turma 2021), Josimar  Barbosa (Turma 2021) e Jeorge Venâncio (Turma 2022) transformaram seus produtos educacionais defendidos durante o mestrado em produções gráficas   que podem ser utilizadas por professores, alunos ou demais profissionais da educação. 

Professora mestre, Arlene LeãoSob o título “A contribuição da Educaçāo na Formação Integral dos Estudantes do  Ensino Médio Integrado que Buscam Ascensão Social e Profissional através do Futebol”, o livro de autoria da mestra Arlene Leão, professora de Educação Física do Campus Ifal Murici é resultado de uma pesquisa que se propôs a identificar qual a contribuição de sua área profissional na formação dos estudantes do ensino médio integrado do Instituto. que buscam a ascensão social e profissional, através do futebol. A publicação teve como origem  um vídeo-documentário sobre o mesmo tema apresentado como produto educacional durante a defesa da autora no  ProfEPT/Ifal. 

 

O livro  intitulado “Qualidade Vida no trabalho: benefícios da  ginástica laboral de autoria do mestre Josimar Barbosa, servidor do Campus Ifal Coruripe  também é resultado de uma  pesquisa realizada com servidores cuja rotina profissional exige   longos períodos sentados  ou em postura inadequada  resultando em dores  e desconfortos que comprometem a qualidade de vida. Por meio de oficinas, o estudo explorou a relação entre  a relação entre a atividade física,  comportamento sedentário e bem-estar, evidenciando a diminuição das queixas de dor  após a implementação de exercícios. Para Josimar, mais que um estudo acadêmico, a obra  busca incentivar  a adoção de hábitos saudáveis  no contexto profissional contribuindo para uma melhor  qualidade de vida. 

 

O mestre Jeorge Venâncio,egresso do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) doJeorge Venâncio Instituto Federal de Alagoas (Ifal), lançou, o livro intitulado “O papel do(a) pedagogo(a) em ação no ensino médio integrado à Educação Profissional e Tecnológica”.O livro foi produto da dissertação do mestrado sob o título “O papel do pedagogo no processo de planejamento curricular integrado na rede federal de ensino”. Venâncio afirmou que a obra não é direcionada apenas a pedagogos, mas também a docentes que atuam ou pretendem atuar no ensino médio integrado em qualquer rede de ensino, desde que contextualizado com as demandas específicas dos espaços onde, eventualmente, se deseje replicar as contribuições na obra aqui apresentada.

O egresso enfatizou que sua experiência  em pesquisa no mestrado ProfEPT/Ifal lhe garantiu acesso no doutorado  em Ciências da Educação, cuja tese a ser defendida é intitulada “Programa Alagoano de Ensino Integral (pALei): limites, possibilidades e impactos na formação integral dos estudantes do ensino médio”. Para o mestre,  a publicação lançada representa um resgate e, ao mesmo tempo, um protesto ao desmonte do curso de Pedagogia nos últimos anos e à atuação de profissionais que ocupam funções que, essencialmente, deveriam ser ocupadas por pedagogos pela natureza de sua formação acadêmica que possibilita a esse profissional atuar em diferentes frentes na área da educação, sobretudo, nos processos de formação continuada docente e na coordenação dos processos pedagógicos, para ele,  tão importantes na perspectiva de assessorar o trabalho docente com vistas à formação omnilateral dos sujeitos.  
Livro de Jeorge VenâncioLivro de Josimar Barbosa

 

Livro de Arlene Leão