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E-book sobre memória conta os deslocamentos pessoais, profissionais e acadêmicos dos mestrandos ProfEPT/Ifal - turma 2021

publicado: 01/06/2022 15h42, última modificação: 01/06/2022 15h42

A trajetória de vida pessoal, profissional e acadêmica dos 24 estudantes da turma 2021 do programa de mestrado  em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) é narrada na obra “Memórias sobre si: deslocamentos pessoais, profissionais e acadêmicos de mestrandos/as do ProfEPT/Ifal”, organizada pelos professores Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti (ProfEPT/Ifal) e Nelson Vieira da Silva Meirelles (ProfEPT/Ifal).  

O livro, em formato digital, projeta-se nos estudos sobre memórias autobiográficas, na disponibilização de 24 produções autênticas dos (as) mestrandos/as com base em seus deslocamentos até a chegada ao Mestrado Profissional. Segundo o professor Ricardo Cavalcanti, organizador da obra,  o intuito é de que, com base em seus ethé identitários, os autores possam desenvolver investigações aplicadas na elaboração de um Produto Educacional (PE) na modalidade Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na Rede Federal de Ensino. 

“São memórias - sobre si - fascinantes e que, em muito, podem contribuir para que outros/as interlocutores/as, por meio do gênero memorial acadêmico-profissional, possam conhecer e reconhecer histórias narradas a partir de vivências experienciadas num sentido metanarrativo”, disse o docente. 

Memórias revisitadas

A proposição deste trabalho surgiu na disciplina “Seminário de Pesquisa” com a finalidade de que, os mestrandos pudessem relatar um pouco sobre as suas experiências pessoais, profissionais e acadêmicas. para que a partir dos seus percursos e suas trajetórias, o grupo de professores permanentes do ProfEPT/Ifal  pudesse, a partir de um intento de investigação, ter a dimensão dos objetos de estudo e, por extensão do produtos educacionais, para, assim, proceder ao início das orientações, com base na distribuição de dois orientandos por cada orientador/a. 

No prefácio do livro, os organizadores relatam que nas memórias refeitas – revisitadas – reconhece-se, por meio dos escritos, um misto de emoções e de perseverança durante todo o percurso memorialístico. 

“A todos/as/es, desejamos excelentes incursões em enredos que, certamente, nos tocam, sensibilizam, especialmente, como trabalhadores/as deste País que, em prol de uma Educação Pública reparadora de desigualdades sociais, têm nos mobilizado a mudanças e resistido aos desmontes de igualdade, de laicidade e das pluralidades, em sentido amplo.A obra, a muitos de nós, nos acalanta, sobretudo, ao imbuir preceitos de pertencimento”, ressalta o professor Ricardo Cavalcanti. 


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