Você está aqui: Página Inicial > Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica > Notícias > Documentário destaca a importância da Educação Física do Ifal para formação integral dos alunos que buscam ascensão social por meio do futebol

De autoria da professora-mestre, Arlene Leão, material educativo do ProfEPT/iFAL apresenta as trajetórias traçadas por atletas, ex-atletas e jovens para tornar o sonho de ser craque em realidade

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 19/02/2024 14h32, última modificação: 19/02/2024 14h32

“Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?”. A célebre frase que compõe a música “Uma partida de futebol”, autoria de Samuel Rosa e  Nando Reis e eternizada pela banda Skank, a partir de 1996,  serviu como ponto de partida para a elaboração de um produto educacional, em formato de documentário do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) que tem como instituição associada o Campus Benedito Bentes. O material educativo tem como autora, a mestre Arlene Leão, sob a orientação do professor André Suêldo. Intitulado “Trajetórias  traçadas pela bola”, o documentário se reporta ao sonho de jovens e adolescentes em busca da ascensão social para se tornar um craque da modalidade esportiva mais popular no país.

“Nesse contexto, podemos analisar que a grande procura pela prática do futebol, no âmbito dos Campi do Ifal, nos deu uma ampla e significativa margem de pesquisa, pois vimos a necessidade de entender o que realmente buscam estes adolescentes nas aulas de educação física e,  o quanto essas aulas têm contribuído para uma formação integrada,igualitária e plural”, explica a pesquisadora.

A autora explica ainda que  através de nossa prática docente no Ifal, conheceu histórias de jovens que desistiram do ensino regular, para seguir uma trajetória de atleta profissional de futebol e, nessa trajetória, histórias de insucessos, alegrias, perdas, desapegos, desencontros, enganos e conquistas pessoais e profissionais. Além do mais, prossegue a pesquisadora, na escola, o futebol exerce o mesmo fascínio que nos demais segmentos da sociedade.

Arlene Leão defende que nas aulas de Educação Física sejam abordadas questões relativas ao futebol voltadas para a formação para o trabalho e a formação cidadã para que haja êxito nessa preparação e, por isso, a relevância do estudo se deu em investigar as  contribuições da disciplina para uma formação integral dos estudantes, a partir  do conhecimento da  trajetória utilizada pelos estudantes  na busca da ascensão social e profissional, através da prática do futebol.

O documentário, como produto de pesquisa científica,traz depoimentos de ex-jogadores de futebol como, Jacozinho e Otávio Quadros (ex-jogadores do CSA), do zagueiro Gum (ex-CRB), do preparador físico do CRB, Marcelo Rohling, dos professores de Educação do Ifal, Carlson Lamenha (campus Maceió)  e  José Roberto Araújo (campus Coruripe) e dos familiares do ex-jogador e  atual técnico de futebol Jaelson, além do atleta do Ifal Jonatas.

Quanto à pesquisa, o  diagnóstico foi realizado através da aplicação de vinte e oito questionários com os docentes do componente curricular Educação Física do  Ifal e também com trinta e dois discentes da turma do segundo ano do curso de Eletrotécnica no Ensino Médio Integrado, onde, de acordo com a autora, foi constatada a intencionalidade dos estudantes, quando fazem a escolha pelo futebol como modalidade esportiva a ser praticada durante seu processo formativo no âmbito do Instituto Federal de Alagoas, como também a importância da sistematização do material em vídeo documentário para utilização dos profissionais de Educação Física na elaboração de suas aulas.

A defesa da dissertação e do produto educacional ocorreu no dia 30 de outubro do ano passado. A banca examinadora que aprovou o trabalho foi composta pelo prof. dr. André Suêldo Tavares de Lima ( orientador), prof. dr Iberê Caldas Souza Leão (UFPE) e pelo prof.dr. Fabio Francisco de Almeida Castilho (ProfEPT/Ifal).

Acesse a dissertação “A contribuição da Educação Física na formação integral dos estudantes do ensino médio integrado do Ifal que buscam ascensão social e profissional através do futebol”

Acesse ao Produto Educação: documentário: “Trajetórias traçadas pela bola”