Você está aqui: Página Inicial > Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica > Notícias > Colóquio de Pesquisas em EPT é avaliado como um sucesso por docentes e discentes do programa de mestrado do Ifal

publicado: 18/04/2023 10h28, última modificação: 18/04/2023 10h28
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Santos Mesa de abertura do evento

Mesa de abertura do evento

O 4º Colóquio de Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica, realizado pelo Instituto Federal de Alagoas  foi um sucesso na avaliação dos estudantes - organizadores, professores e  demais participantes. O evento ocorreu na sexta-feira (14) no campus Benedito Bentes e as apresentações  dos produtos educacionais e sobre as vivências  e experiência  dos mestrandos e dos (a) mestres (as)  com a pesquisa despertaram a atenção do público presente.

A realização foi do Grupo de Pesquisa  em Educação Profissional e Tecnológica  do programa de mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. O evento foi aberto pela manhã com a composição da mesa solene seguida da palestra da professora Deise Juliano Francisco, do Centro de Educação Universidade Federal de Alagoas que proferiu palestra sobre o tema “Panorama sobre Pesquisas em Tecnologias Educacionais: ética e metodologia em foco”.

A programação incluiu esta conferência de abertura e três mesas de conversas, contemplando discussões relativas às vivências acadêmicas dos mestrandos e perspectivas nas linhas de pesquisa de Práticas Educativas em EPT e Organização e Memória dos Espaços Pedagógicos da EPT.

Mesa-redonda sobre vivências e experiências em pesquisas

Ainda no período da manhã, o evento prosseguiu com mesa-redonda  que teve como tema “Vivências e Experiências em Pesquisa” e dela participaram três mestras, Paulette Constantino (turma 2019), Lindinalva Santos (turma 2019) e Andreza Andrade (turma 2021) e  a mestranda da turma 2022, Roseany Araújo de Almeida. As expositoras contaram as dificuldades durante a execução da pesquisa e, na maioria dos casos, citaram  o distanciamento  social estabelecido devido a pandemia da Covid-19 em 2020 e 2021. A mestranda Adriana Almeida trouxe uma trajetória de sua pesquisa que está em aplicação.A primeira mesa-redonda foi organizada pelas mestrandas Marta Santana e Adriana de Oliveira da Silva  (turma 2022) e Gerônimo Vicente (turma 2021).

Mesa resonda sobre práticas educativas

A programação teve sequência à tarde com o grupo 2  que versou sobre o tema “Perspectivas de Pesquisa em Práticas Educativas da EPT” com apresentação de pesquisas concluídas e em andamento. A mesa-redonda foi organizada  pelos discentes do ProfEPT: Vanessa Tavares (2021), José Claudio (2021), Remia Vasconcelos  (2021), Arlene (2021) e Janeíne Valido  (2021).  A mestra Cláudia Suzana Correia (Turma 2018) apresentou o produto educacional Guia Didático para o Ensino de Turismo Acessível. A mestranda da turma 2022, Elizabeth Macedo expôs  a pesquisa em elaboração sobre o tema  “Emoções e sentimentos na aprendizagem e no cotidiano escolar no ensino médio integrado” e a mestranda Janeine Valido  apresentou o produto educacional que se trata de um e-book sobre  a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Mesa-redonda sobre  pesquisas na  linha de organização de memórias

O terceiro e último grupo do evento apresentou como tema: “Perspectivas de Pesquisa em Organização e Memória dos Espaços Pedagógicos da EPT”,organizado pelos mestrandos, Josivaldo da Silva (2022), Valdenor Maciel (2022) e Marco Aurélio (2022). Desta mesa-redonda participaram os mestres Daniela Verena N. Santos (2019), Eduardo L. Figueiredo (2019) e Décio de Santana Filho (2019).

Para o professor Jarbas, coordenador do grupo de pesquisa, “a organização do colóquio demanda satisfação, tempo,Palestra da professora Deise Juliana, da |Ufal maturidade e oportunidade de aprendizagem e foi pensado como uma oportunidade para os discentes das duas linhas de pesquisas  do ProfEPT”. O docente André Suêldo registrou a presença dos egressos e  também de participantes que não fazem parte do mestrado ProEPT e os agradeceu pela presença.

Destaca-se na organização do 4º Colóquio de Pesquisa a participação dos componentes do grupo 1, formado por  : Ricardo Ribeiro  (2022), Mayara Beirouti (2022), Renata Rocha (2022), Karine Castro (2022), Byron Lanverly (2021), Acássia Celiê  (2021) e Diego Alves (2019) que foram responsáveis pela Infraestrutura divulgação/ cerimonial, lista de presença  e café pela manhã e tarde.