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Cartilha orienta docentes sobre educação cooperativista nos cursos técnicos integrados ao ensino médio

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 08/11/2024 10h20, última modificação: 08/11/2024 10h25

 Com o objetivo de orientar os docentes sobre a interação prática e teórica para a realização de uma abordagem sobre o ensino do modelo cooperativista no ensino médio, uma  Sequência Didática, em formato de cartilha,  foi produzida  pelo mestre em Educação Profissional e Tecnológica, Acácio Bentos dos Santos, como produto educacional do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas que tem como instituição-sede o Campus Benedito Bentes. A cartilha  (clique)  está disponível  na página eletrônica do curso de mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. 

O cooperativismo, segundo a cartilha, é  definido como um modo de produção em que a posse dos meios de produção está nas mãos de quem produz, tem sido reconhecido como uma filosofia de vida que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Esta vertente da economia representa um contraponto à concentração dos meios de produção conforme os fundamentos do capitalismo.

O autor da publicação científica argumenta que esse tema poderá contribuir para a formação integral dos discentes, pois oferta a interação em diversos aspectos, sejam sociais, com base na interação entre as classes, sejam de mercado, pois as cooperativas atuam no mercado capitalista como qualquer outra empresa. 

A publicação de autoria de Acácio Bento, sob a orientação do professor Nelson Vieira Meirelles, explica as etapas necessárias  para que os estudantes possam entender a dinâmica do ensino do modelo cooperativista.

A defesa do produto educacional do  mestre ocorreu no dia 29 de maio deste ano que também defendeu a dissertação ”Proposta metodológica para o ensino cooperativista na Educação Profissional e Tecnológica” A banca examinadora, constituída pelo Prof. Dr. Nelson Vieira da Silva Meirelles (orientador), Profa. Dra. Ana Paula Gomes da Silva (Uesb) e Prof. Dr. André Suêldo Tavares de Lima (ProfEPT/Ifal) considerou o trabalho aprovado.

Dissertação: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ENSINO DO MODELO COOPERATIVISTA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA