Notícias
Artigo de egresso do ProfEPT/Ifal é considerado Prêmio de Excelência Acadêmica da Fapeal
Trabalho científico de Jeorge Venâncio discorre sobre O papel do/a pedagogo/a no processo de planejamento curricular integrado na rede federal de ensino
O trabalho científico do egresso do Programa de Mestrado em Educação Profissional e tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foi selecionado entre o Prêmio de Excelência Acadêmica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) por intermédio do Edital 03/2025. Jeorge Venâncio Santos Lima, da turma 2022, foi contemplado entre os 35 selecionados do total de 110 propostas recebidas pela fundação, submetidas até o dia 6 de maio deste ano. O artigo discorre sobre o papel do pedagogo no processo de planejamento integrado curricular na Rede Federal de Ensino em vista da articulação de um currículo integrado, cujo cerne se volte à Formação Humana Integral.
O Prêmio Excelência Acadêmica da Fapeal tem o objetivo de apoiar o fortalecimento e consolidação de programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pela Capes por meio do estímulo ao aumento qualitativo e quantitativo da produção acadêmica, mediante à concessão de prêmio aos discentes com artigos publicados em revistas científicas entre A1 e A4 com valores de premiação entre R$ 2.250 a R$ 2.750,00.
Jeorge Venâncio disse que recebeu a notícia com muita alegria. “porque reflete todo um trabalho desenvolvido por meio da minha pesquisa de Mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação de Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT/Ifal, sob a orientação do Prof.Dr. Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti que sempre esteve inteiramente à disposição para me orientar. Isso possibilitou, sobremaneira, toda a minha trajetória no ProfEPT e que hoje culmina com essa premiação que não é só minha, ela é extensiva a ao meu ex-orientador, aos demais docentes, aos egressos e mestrandos do ProfEPT”, declarou o egresso.
A trajetória profissional como pedagogo na função de coordenador pedagógico da rede estadual pública de ensino de Alagoas motivou a Jeorge Venâncio a desenvolver a pesquisa intitulada O papel do(a) pedagogo(a) no processo de planejamento curricular integrado na Rede Federal de Ensino. “Em específico, da minha experiência como coordenador pedagógico da primeira escola de tempo integral da Rede Estadual Pública de Ensino de Alagoas que que além da jornada ampliada ofertava o ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica e ao ingressar no ProfEPT e passar a estudar as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), decidi de forma colaborativa com meu orientador desenvolver a pesquisa com o objetivo de “Refletir, a partir das contribuições do pedagogo da Rede Federal de ensino, sobre os processos formativos docentes que enalteçam o currículo integrado entre docentes da formação geral e da formação profissional na Rede Federal de Ensino, no Campus Satuba do instituto Federal de Alagoas(Ifal), relatou
Efeito do mestrado profissional
A pesquisa resultou em uma dissertação e um produto educacional (PE) intitulado como “Caderno (Auto)Reflexivo do(a) pedagogo(a): impressões de um pesquisador-pedagogo na Rede Federal de Ensino”.
Na opinião do egresso, é motivo de muita satisfação ser o primeiro mestre egresso do ProfEPT/Ifal a ter seu trabalho reconhecido com um prêmio de Excelência Acadêmica para ele, consequência, sobretudo, pela nível de excelência de ensino ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas enquanto instituição, e pela excelência acadêmica dos(as) docentes que atuam não só na Pós-Graduação como também na graduação e no ensino médio integrado.
O Mestrado no ProfEPT representou uma mudança muito significativa tanto profissional quanto pessoal para Jeorge Venâncio. “O conhecimento construído de forma colaborativa com os(as) docentes e colegas possibilitaram transformações que deram vida nova a sonhos postergados. Hoje retomei minha vida acadêmica e logo após a defesa da minha dissertação ingressei no doutorado em Ciências da Educação, publiquei artigos e em poucos dias meu livro intitulado como “O(A) pedagogo(a) em ação no ensino médio integrado à Educação Profissional e Tecnológica” que emergiu da minha dissertação será publicado por meio da Editora Diálogo Freiriano, publicação essa que tive a honra do prefácio ter sido produção do Prof.Dr. Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti e posfácio da Prof.Dra. Regina Brasileiro”, ressaltou o ex-aluno.
Link da dissertação no Repositório do ProfEPT/Ifal https://drive.google.com/file/d/1BRaVL4b7qTcwbK3vG4VF7eX_DsWPtsU6/view?pli=1
Link do artigo premiado:
https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/13235