Licenciatura em Matemática
Local: Campus Piranhas
Modalidade: Presencial
Turno: Noturno
Carga horária: 3.216,6h
Duração: 8 períodos
Oferta de vagas: 40 (quarenta)
Mais informações no Projeto Pedagógico!
Objetivos
O curso de Licenciatura em Matemática tem como objetivo principal formar o/a professor/a de matemática que atue, principalmente, no ensino fundamental (anos finais), ensino médio, ensino técnico, educação de jovens e adultos e em outros espaços educativos, formais e não formais, com plenas condições de seguir sua formação em diversas áreas do conhecimento ligadas à Educação e à Matemática; conscientes de seus compromissos éticos, estéticos, políticos e sociais, atuando no combate às desigualdades e às formas cristalizadas de conceber o próprio conhecimento matemático, a partir de uma visão sistêmica em que o ensino, a pesquisa e a extensão são indissociáveis.
Além disso, como objetivos específicos, o curso visa preparar o/a professor/a de matemática para uma ação docente que permita:
- Perceber a Matemática como uma ciência, construída por processos históricos e sociais.
- Dominar os conteúdos básicos relacionados às áreas de conhecimento que serão objetos de sua atividade de ensino, seus significados em diferentes contextos, sua articulação interdisciplinar e praticando formas de realizar a transposição didática;
- Desenvolver a capacidade de analisar as atividades desenvolvidas nas instituições em que esteja atuando, interagindo de forma ativa e solidária com a comunidade, na busca de soluções aos problemas identificados, a partir da utilização de métodos de investigação científica;
- Solucionar problemas reais da prática pedagógica, observando as etapas de aprendizagem dos alunos, como também suas características socioculturais, mediante uma postura reflexivo-investigativa;
- Colaborar no processo de discussão, planejamento, execução e avaliação do projeto pedagógico da instituição em que esteja atuando;
- Constituir competências profissionais referentes ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática, formando cidadãos capazes de conhecer, analisar, detectar e propor alternativas para a melhoria das condições de educação no contexto social, cultural, econômico e político;
- Incentivar o/a licenciando/a, futuro/a professor/a, a acompanhar a evolução dos processos de ensino-aprendizagem da Educação Matemática, das Tecnologias de Informação e das Ciências Pedagógicas necessárias à formação permanente do profissional;
- Incentivar a participação do/as licenciando/as nas atividades de pesquisa e de extensão por meio da interlocução no âmbito acadêmico e escolar da região, onde eles estão inserido/as;
- Planejar conteúdos didáticos de modo a utilizar diferentes metodologias didático-pedagógicas como resolução de problemas, formulação lógico-histórica de conceitos matemáticos, investigação matemática, jogos, modelagem matemática, uso de tecnologias e vinculação da matemática com outros componentes curriculares;
- Discutir, analisar, selecionar e produzir materiais didáticos voltados para o ensino de matemática na educação básica;
- Estimular a formação de um profissional em educação que promova a emancipação de seus educandos enquanto sujeitos, atores de suas vidas e indivíduos que participam de grupos sociais, sendo atentos ao reconhecimento e à valorização de uma educação em e para os direitos humanos como direito fundamental, contrária a toda forma de discriminação, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais e diversidade sexual;
- Usar de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como instrumentos de ensino e de pesquisa, tanto em sua formação continuada como em sua prática pedagógica.