Licenciatura em Letras Português EaD
Modalidade: Educação a Distância
Oferta de vagas: Condicionado aos editais DED/CAPES referentes à oferta de vagas em cursos superiores na modalidade a distância no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB e resoluções do Ministério da Educação – MEC.
Carga horária total: 3.325 horas
Duração mínima: 08 (oito) períodos
Local da oferta: Polos presenciais, devidamente credenciados junto a DED/CAPES e aptos para oferta do Curso de Licenciatura em Letras-Português a Distância. A cada oferta, poderão variar os polos, de acordo com o interesse institucional e/ou a disponibilização de vagas nos polos pela DED/CAPES.
Mais informações no Projeto Pedagógico!
Objetivos
Formar professores para a educação básica na área de Língua Portuguesa e suas literaturas, buscando integrar os conhecimentos didático#pedagógicos, os conhecimentos científicos específicos do curso e os saberes de outros campos disciplinares fundamentais para o exercício da docência, num processo de formação contextualizada, pautando-se em princípios democráticos, éticos, humanísticos, científicos, tecnológicos e experenciais, requeridos por uma perspectiva de desenvolvimento sustentável, de inclusão social e de pluralidade cultural, indispensável à superação das condições de dificuldades por que passa a educação e, de forma ampla, a sociedade, em nosso estado e no país.
De maneira específica, é objetivo deste curso, formar profissionais para:
• compreender os princípios da sociedade democrática, diante das diversidades étnicas, sociais e culturais;
• reconhecer a educação como construção histórica do sujeito e da cultura;
• compreender o trabalho como categoria fundante do ser humano;
• reconhecer a dimensão política da educação como processo coletivo e estratégia de inclusão social;
• compreender a escola como espaço privilegiado de exercício democrático e participativo;
• construir saberes relativos ao exercício da gestão escolar;
• entender o papel social da escola na sociedade vigente e suas contradições;
• compreender o mundo contemporâneo a partir da natureza histórica e social da construção do conhecimento;
• analisar as determinações legais da educação, relacionando-as ao contexto sócio histórico brasileiro;
• entender as atuais perspectivas do ensino de língua portuguesa e suas respectivas literaturas, a partir de fundamentação teórica das diferentes áreas, rompendo os vícios da reprodução fragmentada dos conhecimentos,
associando-os às situações diárias em que esses saberes estão inseridos, numa visão de língua/linguagem como prática discursiva e, portanto, social;
• desenvolver letramentos múltiplos que formem para o trabalho pedagógico, incluindo, também, as práticas linguageiras presentes nos meios digitais;
• desenvolver uma visão estética multifacetada, envolvendo múltiplas linguagens e dialogando com diversas realidades sociais e culturais;
• oportunizar práticas de ensino e aprendizagem que visem à autonomia formativa dos estudantes, em processos de reflexão teórico-prática e resolução de problemas, com vista à atuação docente nos diversos contextos sociais, de modo crítico, reflexivo e proativo;
• articular ensino, pesquisa e extensão na produção, difusão e intercâmbio do conhecimento em ensino de língua materna e literatura na sua prática pedagógica;
• desenvolver metodologias e materiais didáticos de diferentes naturezas, coerentemente com os objetivos educacionais almejados, dialogando com as formas de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais;
• proceder à avaliação da aprendizagem, bem como à autoavaliação, tendo por base critérios claramente definidos;
• desenvolver uma postura ética de atuação profissional e consequente responsabilidade social, compreendendo a ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sociopolíticos, culturais e econômicos.