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Licenciatura em Letras Português EaD

por Jhonathan Pino publicado 07/02/2022 16h55, última modificação 07/02/2022 17h10

Modalidade: Educação a Distância

Oferta de vagas: Condicionado aos editais DED/CAPES referentes à oferta de vagas em cursos superiores na modalidade a distância no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB e resoluções do Ministério da Educação – MEC.

Carga horária total: 3.325 horas

Duração mínima: 08 (oito) períodos

Local da oferta: Polos presenciais, devidamente credenciados junto a DED/CAPES e aptos para oferta do Curso de Licenciatura em Letras-Português a Distância. A cada oferta, poderão variar os polos, de acordo com o interesse institucional e/ou a disponibilização de vagas nos polos pela DED/CAPES.

Mais informações no Projeto Pedagógico!

Objetivos

Formar professores para a educação básica na área de Língua Portuguesa e suas literaturas, buscando integrar os conhecimentos didático#pedagógicos, os conhecimentos científicos específicos do curso e os saberes de outros campos disciplinares fundamentais para o exercício da docência, num processo de formação contextualizada, pautando-se em princípios democráticos, éticos, humanísticos, científicos, tecnológicos e experenciais, requeridos por uma perspectiva de desenvolvimento sustentável, de inclusão social e de pluralidade cultural, indispensável à superação das condições de dificuldades por que passa a educação e, de forma ampla, a sociedade, em nosso estado e no país.

 De maneira específica, é objetivo deste curso, formar profissionais para:

 • compreender os princípios da sociedade democrática, diante das diversidades étnicas, sociais e culturais;

• reconhecer a educação como construção histórica do sujeito e da cultura;

• compreender o trabalho como categoria fundante do ser humano;

• reconhecer a dimensão política da educação como processo coletivo e estratégia de inclusão social;

• compreender a escola como espaço privilegiado de exercício democrático e participativo;

• construir saberes relativos ao exercício da gestão escolar;

• entender o papel social da escola na sociedade vigente e suas contradições;

• compreender o mundo contemporâneo a partir da natureza histórica e social da construção do conhecimento;

• analisar as determinações legais da educação, relacionando-as ao contexto sócio histórico brasileiro;

• entender as atuais perspectivas do ensino de língua portuguesa e suas respectivas literaturas, a partir de fundamentação teórica das diferentes áreas, rompendo os vícios da reprodução fragmentada dos conhecimentos,

associando-os às situações diárias em que esses saberes estão inseridos, numa visão de língua/linguagem como prática discursiva e, portanto, social;

• desenvolver letramentos múltiplos que formem para o trabalho pedagógico, incluindo, também, as práticas linguageiras presentes nos meios digitais;

• desenvolver uma visão estética multifacetada, envolvendo múltiplas linguagens e dialogando com diversas realidades sociais e culturais;

• oportunizar práticas de ensino e aprendizagem que visem à autonomia formativa dos estudantes, em processos de reflexão teórico-prática e resolução de problemas, com vista à atuação docente nos diversos contextos sociais, de modo crítico, reflexivo e proativo;

• articular ensino, pesquisa e extensão na produção, difusão e intercâmbio do conhecimento em ensino de língua materna e literatura na sua prática pedagógica;

• desenvolver metodologias e materiais didáticos de diferentes naturezas, coerentemente com os objetivos educacionais almejados, dialogando com as formas de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais;

• proceder à avaliação da aprendizagem, bem como à autoavaliação, tendo por base critérios claramente definidos;

• desenvolver uma postura ética de atuação profissional e consequente responsabilidade social, compreendendo a ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sociopolíticos, culturais e econômicos.