Você está aqui: Página Inicial > Cursos Superiores > Licenciatura em Letras-Português
conteúdo

Licenciatura em Letras-Português

por Elaine Rodrigues publicado 15/01/2020 18h05, última modificação 11/02/2022 08h20

CampusArapiraca.jpegLocal: Campus Arapiraca

Modalidade: presencial

Turno: Vespertino

Carga Horária: 3200 horas

Duração: 8 períodos

Vagas: 40

Mais informações no Projeto Pedagógico!

 

Objetivos

Formar professores para a educação básica na área de Língua Portuguesa e suas literaturas, buscando integrar os conhecimentos didático-pedagógicos e os conhecimentos científicos específicos do curso, de forma contextualizada, pautando-se em princípios democráticos, éticos, humanísticos, científicos e tecnológicos, requeridos por uma perspectiva de desenvolvimento sustentável indispensável à superação das condições de dificuldades por que passa a educação em nosso estado e no país. Além disso, é, ainda, objetivo deste curso, formar profissionais para:

- compreender os princípios da sociedade democrática, ante as diversidades étnicas, sociais e culturais;

- reconhecer a educação enquanto construção histórica do sujeito e da cultura;

- compreender o trabalho como categoria fundante do ser humano;

- reconhecer a dimensão política da educação como processo coletivo e estratégia de inclusão social;

- compreender a escola como espaço privilegiado de exercício democrático e participativo capaz de promover o domínio do saber gestionário e a capacidade de controle social de dirigentes;

- entender o papel social da escola na sociedade vigente e suas contradições;

- compreender o mundo contemporâneo a partir de conteúdos/conhecimentos básicos, tendo em vista a natureza histórica e social da construção do conhecimento;

- analisar as determinações legais da educação, relacionando-as ao contexto sócio-histórico brasileiro;

- entender as atuais perspectivas do ensino de língua portuguesa e suas respectivas literaturas, a partir de fundamentação teórica das diferentes áreas, rompendo os vícios da reprodução fragmentada dos conteúdos, associando-os às situações diárias em que esses conhecimentos estão inseridos.