Licenciatura em Ciências Biológicas EaD
Modalidade: Educação a Distância
Oferta de vagas: Condicionadas a editais DED/CAPES referentes à oferta de vagas em cursos superiores na modalidade a distância no âmbito do Sistema Universidade
Aberta do Brasil – UAB e resoluções do Ministério da Educação – MEC.
Carga horária total: 3.290 horas
Duração: 08 (oito) períodos
Local da oferta: Polos presenciais, devidamente credenciados junto à DED/CAPES e aptos para oferta do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância. A quantidade de oferta e/ou polos poderá variar de acordo com o interesse institucional e/ou a aprovação em editais da DED/CAPES.
Mais informações no Projeto Pedagógico!
Objetivos
O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas tem como objetivo formar professores para atuar na educação básica, na área de Ciências Biológicas, com conhecimento teórico e prático, buscando integrar os saberes didático-pedagógicos e os conhecimentos de caráter científico, específicos do curso, de forma contextualizada, pautando-se em princípios democráticos, éticos, humanísticos, científicos e tecnológicos requeridos por uma perspectiva de desenvolvimento sustentável indispensável à superação dos desafios pelos quais passa a educação em nosso Estado e no País.
Além disso, é, ainda, objetivo deste curso, formar profissionais para:
• atuar como docente que problematize, juntamente com seus alunos da Educação Básica, os conhecimentos inerentes às ciências biológicas, bem como suas inter-relações com as demais ciências;
• estimular a formação dos licenciandos para que possam intervir nos problemas ligados ao relacionamento da sociedade com a natureza, através da pesquisa e extensão;
• entender as atuais perspectivas do ensino de Ciências e Biologia a partir de fundamentação teórica das diferentes áreas, associando-as a situações diárias nas quais esses conhecimentos estão inseridos;
• apreender os princípios gerais, os fundamentos e os conhecimentos específicos em Ciências Biológicas e suas relações com as outras áreas do conhecimento;
• compreender os princípios da sociedade democrática, diante das diversidades étnicas, sociais, culturais e das demandas de uma sociedade sustentável e comprometida com o bem comum;
• reconhecer a educação como construção histórica do sujeito e da cultura;
• contribuir para o desenvolvimento humano, tendo como referência a conservação/preservação ambiental, o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida das populações;
• reconhecer a dimensão política da educação como processo coletivo e estratégia de inclusão social;
• compreender as determinações legais da educação, como elementos de formação essenciais para o trabalho na educação básica, relacionando-as ao contexto sócio-histórico brasileiro;
• comprometer-se com as políticas públicas de educação inclusiva e que contribuam para a superação das exclusões sociais, étnicas, raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;
• compreender a escola como espaço privilegiado de exercício democrático e participativo;
• construir saberes relativos ao exercício da gestão escolar;
• desenvolver uma postura ética para atuação profissional e a consequente responsabilidade social, compreendendo a Ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sócio-políticos, culturais e econômicos;
• articular ensino, pesquisa e extensão na perspectiva da formação de cidadãos qualificados para a prática profissional e para o exercício da cidadania;
• conhecer metodologias de ensino-aprendizagem buscando a compreensão, a interpretação e avaliação crítica da realidade escolar;
• desenvolver métodos de ensino-aprendizagem tendo em vista a sua aplicabilidade em situações didático-pedagógicas;
• atuar na gestão e na administração das instituições de educação básica, projetando, executando, acompanhando e avaliando políticas, planos e programas educacionais;
• proceder à avaliação da aprendizagem, bem como à autoavaliação, tendo por base critérios claramente definidos.