Licenciatura em Ciências Biológicas
Local: Campus Maceió
Modalidade: Presencial
Turno: Noturno
Carga horária: 3.200 horas
Duração: 8 períodos
Oferta de vagas: 40 (quarenta)
Mais informações no Projeto Pedagógico!
Objetivos
Formar professores para atuar na Educação Básica, na área de Ciências e Biologia, com conhecimento teórico e prático, buscando integrar os saberes didático pedagógicos e os conhecimentos de caráter científico, específicos do curso, de forma contextualizada, pautando-se em princípios democráticos, éticos, humanísticos, científicos e tecnológicos, requeridos por uma perspectiva de desenvolvimento sustentável indispensável à superação dos desafios que passa a educação em nosso País.
Além disso, é, ainda, objetivo deste curso, formar profissionais para:
- Atuar como um docente que problematize com seus alunos da Educação Básica, os conhecimentos objeto de estudo no âmbito da biologia e de suas inter-relações com as demais ciências;
- Estimular a atualização permanente e descobrir soluções para os problemas ligados ao relacionamento da sociedade com a natureza, através da pesquisa e extensão.
- Entender as atuais perspectivas do ensino de Ciências e Biologia a partir de fundamentação teórica das diferentes áreas, associando a situação diária em que esses conhecimentos estão inseridos;
- Apreender os princípios gerais, fundamentos e conhecimentos específicos em Biologia e suas relações com as outras áreas do conhecimento;
- Compreender os princípios da sociedade democrática, diante das diversidades étnicas, sociais e culturais e das demandas de uma sociedade sustentável e comprometida com o bem comum;
- Reconhecer a educação enquanto construção histórica do sujeito e da cultura;
- Contribuir para o desenvolvimento humano tendo como referência a conservação ambiental, o crescimento econômico e melhoria da qualidade de vida das populações;
- Reconhecer a dimensão política da educação como processo coletivo e estratégia de inclusão social;
- Compreender as determinações legais da educação, relacionando-as ao contexto sócio-histórico brasileiro;
- Comprometer-se com as políticas públicas de educação inclusiva e que contribuam para a superação das exclusões sociais, étnicas, raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;
- Compreender a escola como espaço privilegiado de exercício democrático e participativo capaz de promover o domínio do saber gestionário e a capacidade de controle social de dirigentes;
- Desenvolver uma postura ética de atuação profissional e a consequente responsabilidade social, compreendendo a Ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sociopolíticos, culturais e econômicos;
- Articular ensino, pesquisa e extensão na perspectiva da formação de cidadãos qualificados para a prática profissional e para o exercício da cidadania;
- Conhecer metodologias de ensino-aprendizagem buscando a compreensão, a interpretação e a avaliação crítica da realidade escolar;
- Desenvolver métodos de ensino-aprendizagem tendo em vista a sua aplicabilidade em situações didático-pedagógicas;
- Atuar na gestão e na administração das instituições de Educação Básica, projetando, executando, acompanhando e avaliando políticas, planos e programas educacionais;
- Proceder à avaliação da aprendizagem, bem como à autoavaliação, tendo por base critérios claramente definidos.