Você está aqui: Página Inicial > Cursos Superiores > Curso Superior de Tecnologia em Horticultura
conteúdo

Curso Superior de Tecnologia em Horticultura

por Jhonathan Pino publicado 04/11/2022 10h08, última modificação 04/11/2022 10h43

Local: Campus Maragogi 

Modalidade: Presencial

Turno: Noturno

Carga horária: 3.100 horas

Duração: 6 períodos

Oferta de vagas: 30 (trinta)

Mais informações no Projeto Pedagógico!

 

Objetivos

Formar Tecnólogas/os em Horticultura capazes de planejar, orientar, executar e administrar os fatores de produção relacionados à horticultura, promovendo e aplicando métodos adequados à solução de problemas gerenciais, tecnológicos, socioeconômicos e ambientais de comunidades, grupos sociais e indivíduos, visando ao desenvolvimento local e regional sustentável.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O Curso Superior de Tecnologia em Horticultura tem como objetivos específicos:

● Preparar profissionais para atuar no planejamento e gerenciamento de propriedades rurais e empresas, no âmbito do cultivo de espécies hortícolas (hortaliças, frutas, flores, plantas ornamentais, plantas medicinais, entre outras), desde o plantio até a comercialização dos produtos.

● Capacitar profissionais atentos e responsáveis com a preservação e sustentabilidade dos agroecossistemas, e que sejam capazes de orientar e supervisionar atividades, tais como: definição da infraestrutura, preparo das diferentes áreas de produção, montagem e manejo dos sistemas de produção, manejo de ambientes protegidos, recomendação de insumos, entre outras, preparados para atender as demandas da sociedade.

● Qualificar o profissional para atuar nas cooperativas, na assistência técnica e na extensão rural.

● Preparar profissionais eficientes, generalistas, críticos, reflexivos, comprometidos com o bem-estar da sociedade e capazes de contribuir para o desenvolvimento da produção hortícola, a partir do exercício da autonomia e do empreendedorismo.

● Proporcionar pesquisa aplicada, inovação tecnológica e extensão, visando ao incremento da produtividade e qualidade de forma sustentável.

● Fornecer conhecimento técnico para otimização dos meios de produção, de forma a reduzir custos e aumentar a competitividade do/a produtor/a rural.

● Promover a constante harmonia com os arranjos produtivos locais e órgãos de inovações científicas e tecnológicas.

● Preparar profissionais aptos à utilização de tecnologias inovadoras e de baixo custo voltadas para produção agrícola.

● Ressaltar questões relativas aos direitos humanos, à educação ambiental e à cultura regional com práticas extensionistas de ação-reflexão com a comunidade