Curso Superior de Tecnologia em Horticultura
Local: Campus Maragogi
Modalidade: Presencial
Turno: Noturno
Carga horária: 3.100 horas
Duração: 6 períodos
Oferta de vagas: 30 (trinta)
Mais informações no Projeto Pedagógico!
Objetivos
Formar Tecnólogas/os em Horticultura capazes de planejar, orientar, executar e administrar os fatores de produção relacionados à horticultura, promovendo e aplicando métodos adequados à solução de problemas gerenciais, tecnológicos, socioeconômicos e ambientais de comunidades, grupos sociais e indivíduos, visando ao desenvolvimento local e regional sustentável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O Curso Superior de Tecnologia em Horticultura tem como objetivos específicos:
● Preparar profissionais para atuar no planejamento e gerenciamento de propriedades rurais e empresas, no âmbito do cultivo de espécies hortícolas (hortaliças, frutas, flores, plantas ornamentais, plantas medicinais, entre outras), desde o plantio até a comercialização dos produtos.
● Capacitar profissionais atentos e responsáveis com a preservação e sustentabilidade dos agroecossistemas, e que sejam capazes de orientar e supervisionar atividades, tais como: definição da infraestrutura, preparo das diferentes áreas de produção, montagem e manejo dos sistemas de produção, manejo de ambientes protegidos, recomendação de insumos, entre outras, preparados para atender as demandas da sociedade.
● Qualificar o profissional para atuar nas cooperativas, na assistência técnica e na extensão rural.
● Preparar profissionais eficientes, generalistas, críticos, reflexivos, comprometidos com o bem-estar da sociedade e capazes de contribuir para o desenvolvimento da produção hortícola, a partir do exercício da autonomia e do empreendedorismo.
● Proporcionar pesquisa aplicada, inovação tecnológica e extensão, visando ao incremento da produtividade e qualidade de forma sustentável.
● Fornecer conhecimento técnico para otimização dos meios de produção, de forma a reduzir custos e aumentar a competitividade do/a produtor/a rural.
● Promover a constante harmonia com os arranjos produtivos locais e órgãos de inovações científicas e tecnológicas.
● Preparar profissionais aptos à utilização de tecnologias inovadoras e de baixo custo voltadas para produção agrícola.
● Ressaltar questões relativas aos direitos humanos, à educação ambiental e à cultura regional com práticas extensionistas de ação-reflexão com a comunidade.