Você está aqui: Página Inicial > Cursos Superiores > Formas de entrada
conteúdo

Formas de entrada

por Jhonathan Pino publicado 02/02/2022 13h04, última modificação 02/02/2022 13h07

Cursos presenciais

A forma de acesso aos Curso Superiores de Graduação do Ifal obedece às normas do Ministério de Educação (MEC) para acesso ao Ensino Superior, realizado após a conclusão do ensino médio ou equivalente, e classificação em processo seletivo pelo Sistema de Seleção Unificada – SISU, com 70% das vagas destinadas a estudantes oriundos da rede pública conforme edital.

A Instituição poderá adotar também outras formas de acesso previstas nas Normas de Organização Didática, tais como: Vestibular, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), transferência e equivalência.

Cursos EaD

A forma de acesso aos cursos da Modalidade EaD do Ifal obedece às determinações das normas do Ministério da Educação/MEC para o Ensino Superior, condicionadas aos editais DED/CAPES referentes à oferta de vagas em cursos superiores na modalidade a distância no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB e resoluções do Ministério da Educação – MEC.

O ingresso dar-se-á no primeiro período do curso, direcionado a estudantes portadores do certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente na forma da lei.

Na modalidade a distância a seleção e classificação dos candidatos serão efetuadas com base nos resultados obtidos pelos estudantes no processo seletivo de vestibular, por meio de Edital específico publicado pelo IFAL, sendo o número de vagas condicionado aos editais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), respeitando o percentual de reserva de vagas da legislação vigente.

A Instituição poderá adotar também outras formas de acesso previstas nas Normas de Organização Didática, tais como: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), transferência, equivalência e reopção.