Formas de entrada
Cursos presenciais
A admissão aos cursos de graduação do Ifal far-se-á por meio de processo seletivo, nos períodos previstos em Edital Público,que assegure à/ao candidata/o igualdade de condições para o acesso, com 70% das vagas destinadas a estudantes oriundos da rede pública conforme edital.
O acesso aos cursos de graduação do Ifal obedece às normas do Ministério da Educação (MEC), direcionadas às/aos portadoras/es de certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente na forma da lei.
A admissão aos cursos do Ifal dar-se-á, também, sob a forma de transferência, reopção de curso, ingresso como portador/a de diploma, reingresso e mobilidade acadêmica mediante a existência de vagas, observando as disposições normativas para a graduação presencial e na modalidade a distância.
Poderão existir outras formas de admissão ao Ifal em consonância com os seus objetivos, para a ocupação das vagas remanescentes nos cursos de graduação do Ifal.
Cursos EaD
A forma de acesso aos cursos da Modalidade EaD do Ifal obedece às determinações das normas do Ministério da Educação/MEC para o Ensino Superior, condicionadas aos editais DED/CAPES referentes à oferta de vagas em cursos superiores na modalidade a distância no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB e resoluções do Ministério da Educação – MEC.
O ingresso dar-se-á no primeiro período do curso, direcionado a estudantes portadores do certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente na forma da lei.
Na modalidade a distância a seleção e classificação dos candidatos serão efetuadas com base nos resultados obtidos pelos estudantes no processo seletivo de vestibular, por meio de Edital específico publicado pelo IFAL, sendo o número de vagas condicionado aos editais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), respeitando o percentual de reserva de vagas da legislação vigente.
A Instituição poderá adotar também outras formas de acesso previstas nas Normas de Organização Didática, tais como: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), transferência, equivalência e reopção.