Você está aqui: Página Inicial > Exame > Entenda o Exame

Para ingressar nos cursos técnicos do Instituto Federal de Alagoas é necessário passar no Exame de Seleção. O candidato pode escolher um curso técnico integrado ao ensino médio ou um curso técnico subsequente.

O curso técnico integrado vai garantir ao estudante o ensino médio regular e a formação profissional e tecnológica escolhida. Depois de finalizado, o estudante garante o certificado de ensino médio e já pode ingressar no mercado de trabalho. Para ingressar nesse tipo de curso, o requisito é que o estudante tenha concluído o ensino fundamental até a data da matrícula na instituição, prevista para o início de 2020.

O curso técnico subsequente é voltado para quem já tem o ensino médio. Assim, o estudante vai ter a formação profissional e tecnológica escolhida e, ao fim do curso, terá o certificado que possibilitará o ingresso no mercado de trabalho. O requisito é que o candidato tenha finalizado o ensino médio até a data da matrícula, prevista para o início de 2020.

Atualmente, o Ifal conta com 16 campi distribuídos em 15 municípios de Alagoas. Os números de agosto mostram que quase 20 mil estudantes recebem aulas presenciais de cursos técnicos, graduações e pós-graduações na instituição, que ainda conta com os cursos de educação a distância. Nossos estudantes ainda participam de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão que são desenvolvidos nos campi Arapiraca, Batalha, Benedito Bentes, Coruripe, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Satuba e Viçosa.

O Ifal integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A instituição é referência em Alagoas com desempenho comprovado pelos resultados dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre outros indicadores.