Você está aqui: Página Inicial > Exame > Entenda o Exame
conteúdo

O Ifal adotou uma nova forma de ingresso para o processo seletivo 2021. Com vistas nas medidas de segurança e prevenção à pandemia do coronavírus, não haverá aplicação de provas presenciais nesta nova edição!

Ao todo, a instituição abriu 3.203 vagas em cursos técnicos, sendo 2.484 na modalidade integrado, para quem deseja estudar o ensino médio regular e, em paralelo, ter a formação profissional escolhida. As outras 719 vagas são da modalidade subsequente, destinadas a quem tiver ensino médio concluído até a data da matrícula, prevista para o início de 2021.

Há oportunidades em diversas áreas do conhecimento, distribuídas em 16 unidades de ensino no estado. As inscrições são gratuitas e serão feitas somente pela internet no endereço exame.ifal.edu.br.

O curso técnico integrado vai garantir ao estudante o ensino médio regular e a formação profissional e tecnológica escolhida. Depois de finalizado, o estudante garante o certificado de ensino médio e já pode ingressar no mercado de trabalho. Há pouco mais de um ano, os cursos integrados passaram por uma mudança curricular que teve por objetivo a integração das disciplinas de formação integral e técnica, tendo resultado na alteração do período de quatro anos para de três anos de duração para todos os cursos.

O curso técnico subsequente é voltado para quem já tem o ensino médio. Assim, o estudante vai ter a formação profissional e tecnológica escolhida e, ao fim do curso, terá o certificado que possibilitará o ingresso no mercado de trabalho. 

Atualmente, o Ifal conta com 16 campi distribuídos em 15 municípios de Alagoas: Arapiraca, Batalha, Benedito Bentes, Coruripe, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Satuba e Viçosa.

O Ifal integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A instituição é referência em Alagoas com desempenho comprovado pelos resultados dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre outros indicadores.