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Licenciatura em Física - Campus Piranhas

O(A) licenciado(a) em Física terá como principal área de atuação profissional a docência na Educação Básica – Anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio - nas escolas públicas e privadas. Além disso, poderá atuar na Educação a Distância, na educação especial, na educação indígena, quilombola e campesina, bem como em centros de ciências, produzindo e divulgando conhecimento na área da Física pura e no ensino de Física, com saberes conceituais e metodológicos específicos, saberes integradores e saberes pedagógicos, e capacitado(a) para: refletir de forma crítica sobre sua prática em sala de aula, com vistas a aprimorar o processo de ensino/aprendizagem; entender e promover o processo de ensino/aprendizagem, pautado na perspectiva da construção do conhecimento; utilizar sua compreensão sobre os conceitos, leis e princípios da Física, estando familiarizado com suas áreas clássicas e modernas para sua atuação profissional; descrever e explicar fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais; compreender e avaliar criticamente aspectos tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações das Ciências da Natureza, especialmente da Física; entender e utilizar a experimentação em Física como recurso didático; compreender as possibilidades do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação para a utilização no Ensino de Física; utilizar teorias que fundamentam o processo de ensino-aprendizagem, objetivando a ação pedagógica; utilizar os fundamentos e formas de organização de gestão em sala de aula e planejamento educacional, visando ao desenvolvimento escolar democrático; reconhecer a Física como uma construção humana e compreender os aspectos históricos de sua produção, além de suas relações com o contexto ambiental, cultural, socioeconômico e político; buscar conhecer e vivenciar diferentes projetos e propostas pedagógicas e curriculares de Física em âmbito nacional e regional; preparar e desenvolver recursos didáticos relativos à atuação docente; avaliar a qualidade e a possibilidade de utilização de diferentes materiais e recursos didáticos existentes para o ensino de Física; ler textos científico-tecnológicos, essencialmente da área da Física e do ensino de Física; interpretar e utilizar as diferentes formas de representação (fórmulas, tabelas, gráficos, símbolos, expressões, entre outras); produzir e/ou avaliar criticamente materiais didáticos e paradidáticos; comunicar de forma oral e escrita projetos e resultados de pesquisa na linguagem científica e educacional (relatórios, pareceres, pôsteres, entre outros); Analisar situações de produção escrita, oral e imagética, visando às práticas de linguagem, através dos gêneros discursivos escolares e não escolares; analisar de maneira conveniente os seus próprios conhecimentos, assimilando os novos conhecimentos científicos e/ou educacionais e refletindo sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação e de suas relações com o contexto ambiental, cultural, socioeconômico e político; desenvolver um processo de formação contínua, por meio da curiosidade e de estudos extracurriculares individuais ou em grupo, com espírito investigativo, criatividade e iniciativa na busca de soluções para questões individuais e coletivas relacionadas ao Ensino de Física; refletir diante dos aspectos filosóficos, sociais, culturais, de gênero, étnicos e políticos presentes na realidade em que está inserido: trabalhar em equipe, respeitando as diversas formas de expressão e os princípios democráticos; exercer a profissão respeitando o direito à vida e ao bem-estar dos cidadãos, a partir de uma formação humanística.

Local de oferta

Piranhas

Modalidade

Licenciatura

Presencial

Turno

Noturno

 Carga horária

3.266 horas

Duração

08 (oito) períodos

Vagas (1ª entrada; 2ª entrada)

40 (quarenta) vagas

Fale com a coordenação

Nome do coordenador: Robenilson Ferreira dos Santos

E-mail institucional da coordenação: robenilson@ifal.edu.br

Telefone da coordenação: 2126-6466

Currículo lattes do(a) coordenador(a): http://lattes.cnpq.br/6920583106467092

 

Forma de acesso ao curso

Serão efetuadas com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) utilizados pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), sendo 50% das vagas destinadas a alunos oriundos da Rede Pública, observado os pesos e as notas mínimas estabelecidas pelo Edital publicado pela instituição. O ingresso também pode ocorrer por transferência e/ou equivalência e reopção conforme estabelecido nas Normas de Organização Didática, respeitando os termos da legislação vigente. A instituição poderá adotar também outras formas de acesso previstas nas Normas de Organização Didática, tais como: vestibular, transferência, equivalência e reopção.

Pré-requisitos para ingressar no curso

Ter o ensino médio completo.

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