Você está aqui: Página Inicial > Campus > EAD > Ensino > Cursos > Superior > Bacharelado em Administração Pública
conteúdo

Bacharelado em Administração Pública/EAD

O perfil do Administrador Público abrange a compreensão global do processo administrativo e da especificidade da gestão pública municipal/estadual e, em especial, o domínio operacional da gestão pública local. Essa compreensão e este domínio deverão estar referidos à dinâmica sociocultural e pautadas pelos valores éticos. Ao concluir o curso, o Administrador Público deverá estar apto a: Reconhecer e diagnosticar problemas, priorizá-los, criar alternativas de solução, selecioná-las, implantá-las, acompanhá-las e ajustá-las ao dinamismo interno e externo; atuar proativamente e intermediar a apropriação de conhecimento ao nível operativo da gestão pública municipal; Utilizar o raciocínio lógico, de forma analítica e crítica, buscando na intuição o complemento necessário para situações que o exijam; Ter na sistematização e nas teorias e práticas já consolidadas as ferramentas para a produção do conhecimento necessário à permanente capacitação e exercício profissionais; Ter liderança, exercida através da iniciativa, criatividade, determinação, vontade política, capacidade de aprender e abertura às transformações; Ter flexibilidade, dialogicidade e velocidade para entender, conviver e atuar em situações de mudança; Realizar o planejamento, a organização, a operação, o controle e a avaliação dos processos de gerenciamento das pessoas, dos recursos e dos sistemas de informação, no âmbito da gestão pública local, dotando-a da logística necessária; Executar serviços, elaborar e implantar projetos, criar e aperfeiçoar instrumentos para o desempenho qualificado da gestão pública; Coordenar trabalhos com grupos já organizados e ajudar na constituição de grupos e coletivos emergentes, promovendo a gestão democrática; Usar adequadamente todas as formas de comunicação necessárias ao exercício profissional; Considerar sempre as implicações éticas do seu fazer profissional, buscando trabalhar as diferenças na construção da igualdade em todas as dimensões e respeitando o meio ambiente.

Locais de oferta

Polos presenciais, devidamente credenciados junto a DED/CAPES e aptos para oferta do Curso de Licenciatura em Letras-Português à Distância. A cada oferta, poderão variar os polos, de acordo com o interesse institucional e/ou a disponibilização de vagas nos polos pela DED/CAPES.

Modalidade

Bacharelado

A distância

Carga horária

3.180 horas

Duração

09 (nove) semestres

Vagas (1ª entrada; 2ª entrada)

Condicionadas a editais DED/CAPES referentes à oferta de vagas em cursos superiores na modalidade a distância no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB e resoluções do Ministério da Educação – MEC.

Fale com a coordenação

Nome do coordenador: Anderson Luiz da Silva

E-mail institucional da coordenação: anderson.silva@ifal.edu.br

Telefone da coordenação: 2126-6264

Currículo lattes do(a) coordenador(a): http://lattes.cnpq.br/5640035070346649

 

Forma de acesso ao curso

Para se candidatar a uma vaga no Curso Superior de Bacharelado em Administração Pública a distância do Ifal é necessário estar concluindo ou ter concluído o ensino médio ou equivalente. O Curso tem como publico-alvo concluintes do segundo grau, que residam nas regiões dos municípios Pólos de Apoio Presencial da UAB. Para cada Polo são ofertadas 50 vagas por ano. De acordo com a Portaria nº 424/20101 do Ifal a admissão dar-se-á por “meio de processo seletivo, nas épocas previstas em edital público, que assegure ao candidato igualdade de condições para o acesso”. Dar-se-á, também, sob a forma de “transferência e equivalência, mediante a existência de vagas”. Além disso, poderão existir outras formas de admissão, em consonância com os objetivos do Ifal, mediante a “constituição de convênios, parcerias e programas”. Aos servidores públicos, por exemplo, serão reservadas 50% das vagas. As demais vagas serão preenchidas pela ampla concorrência.

Pré-requisitos para ingressar no curso

Estar concluindo ou ter concluído o ensino médio ou equivalente.