Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Perguntas frequentes > Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

por Nise Farias Braga publicado 06/05/2020 17h20, última modificação 11/05/2020 10h23

1 - Quais as competências da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação?
A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PRPPI  é o órgão executivo que planeja, superintende, coordena, fomenta e acompanha as atividades e políticas de pesquisa e inovação, integradas ao ensino e à extensão e de pós-graduação e qualificação dos servidores, e promove ações de intercâmbio com instituições e empresas na área de fomento à pesquisa, ciência e tecnologia e inovação tecnológica.

2 - PIBITI e PIBIC são a mesma coisa?
Não. Eles são o Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Para o Ensino Médio (Pibic EM). Projetos vinculados ao Pibic EM podem ser ligados a qualquer área do conhecimento e desenvolver qualquer tipo de pesquisa. Já o Pibiti é voltado para as áreas de tecnologia e inovação.

3 - Quais documentos são necessários para submissão de projeto de pesquisa?
A documentação necessária varia de acordo com o edital e a finalidade do projeto de pesquisa, mas necessariamente deve conter o Projeto de Pesquisa e o Currículo Lattes do proponente atualizado.

4 - Quando posso submeter um projeto de pesquisa?
Para concorrer a bolsas de pesquisa e/ou financiamento, o pesquisador deve estar atento aos editais lançados pela PRPPI. No caso de projetos desenvolvidos na instituição de forma autônoma, os mesmos podem ser submetidos em qualquer tempo.

5 - Em caso de impedimento de um projeto, como faço para descontinuá-lo?
O cancelamento do projeto de Pesquisa é feito por meio de envio de solicitação do coordenador do projeto, ao Coordenador de Pesquisa do Campus e à PRPPI. Para isso, deve preencher o formulário de cancelamento/substituição, disponível no site da PRPI, e enviar via processo eletrônico pelo SIPAC.

6 - Quando tenho que entregar o relatório parcial do projeto de pesquisa?
O período para  entrega do relatório parcial, quando solicitado, está prevista nos editais específicos.

7 - Quando devo entregar o relatório final do projeto de pesquisa?
O relatório final deve ser enviado, obrigatoriamente, no último mês de execução do Projeto de Pesquisa. As datas para entrega de relatórios estão previstas nos editais específicos.

8 - Qual a condição inicial para a proposição de um novo projeto de curso de pós-graduação?
O curso deverá estar no Plano de Desenvolvimento Institucional -PDI em vigência, contando com a anuência de diretorias, coordenações e pró-reitorias envolvidas.

9 - Quais são os ritos a serem observados para a submissão de um novo projeto de curso?

1. Constituição de Comissão local responsável pela elaboração da minuta do projeto de curso;

2. Elaboração de minuta do projeto de curso de pós-graduação e formalização do pedido via processo digital;

3. Envio do processo à Coordenação de Pós-graduação para dar prosseguimento ao fluxo linear de tramitação, caso se aplique: Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação – PRPPI e, posteriormente ao Conselho de Pesquisa e Ensino – CEPE.

10 - Quais documentos são necessários para submissão de projeto de pós-graduação?
Atualmente, o preenchimento de (1) Formulário Próprio de Submissão, (2) Minuta do Projeto de Curso de Pós-graduação, (3) Minuta de Edital de Seleção e (4) Minuta Regimento Interno.

11 - Em qual período que eu posso submeter um projeto de pós-graduação?
Obrigatoriamente, durante o período previsto no PDI em vigência.

12 - Como faço para obter uma declaração de intenção de pesquisa quando o curso de pós-graduação em que fui aprovado não exige projeto de pesquisa na seleção?
Creio que aqui seria Emily.

13 - Que providências devo tomar no descontinuidade do projeto de curso?

1. Garantir condições de conclusão para os alunos cujas matrículas continuam ativas no curso, observando-se itens como: ofertas regulares, reofertas, trabalho de conclusão de curso, dentre outros;

2. Encerrar todas as ofertas do curso, atualizando o status de todos os alunos vinculados;

3. Comunicar via memorando à Coordenação de Pós-graduação/PRPPI e a Procuradoria Educacional Institucional – PEI, os motivos, consoante ao que prevê o PDI,  que levam à descontinuidade, solicitando a atualização do status do referido curso nas plataformas de acompanhamento.

14 - O que é o NIT?
O Núcleo de Inovação Tecnológica é um órgão que tem por finalidade estimular a pesquisa de inovação tecnológica e promover a adequada proteção das invenções geradas no âmbito do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e sua transferência ao setor produtivo, visando integrá-lo com a comunidade e contribuir para o desenvolvimento tecnológico e social do país.

15 - O que é uma Propriedade Intelectual?
Propriedade Intelectual refere-se, em sentido amplo, às criações do espírito humano e aos direitos de proteção dos interesses dos criadores sobre suas criações.

16 - O que é inovação?
É a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social que resulte em novos produtos, serviços ou processos ou que compreenda a agregação de novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo já existente que possa resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho.

17 - O que é patente?
É um título de Propriedade Intelectual concedido pelo Estado, o qual garante ao inventor o direito exclusivo sobre uma invenção (ou modelo de utilidade), que atenda aos requisitos de novidade, atividade inventiva (ou ato inventivo) e aplicação industrial.

18 - Posso patentear a minha ideia?
Não, somente são passíveis de proteção as invenções exteriorizadas, que já saíram do imaginário e se transformaram em produtos ou processos.