Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Perguntas frequentes > Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional

Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional

por Elaine Rodrigues publicado 29/04/2020 15h57, última modificação 11/05/2020 10h15

1 - Quais as competências da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional?
A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional tem como finalidade gerenciar recursos garantindo a infraestrutura física e tecnológica necessária ao desenvolvimento das atividades fins do Instituto (ensino, pesquisa e extensão). É também responsabilidade desta Pró-Reitoria promover e coordenar os processos de planejamento estratégico e institucionais, disponibilizando-os na forma de conhecimento estratégico; planejar e coordenar as atividades relacionadas à tecnologia da informação.

2 - Como o IFAL constrói seu planejamento institucional?
Através de um documento intitulado PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL, mais conhecido pela sigla PDI. No IFAL vem sendo construído com prazo de validade de 5 anos. O atual contempla o quinquênio 2019-2023.

3 - Que informações o PDI contém?
No PDI nós encontramos vários elementos, sendo os principais:
2.1  MISSÃO, que é a razão de ser do IFAL;
2.2 VISÃO: é como o IFAL deseja estar ao término dos 5 anos.
2.3 VALORES: são descritos os pressupostos profissionais,  éticos,  morais etc, que devem ser adotados no Instituto.
2.4  OBJETIVOS ESTRATÉGICOS: são os grandes desafios que o IFAL se propôs a resolver. No PDI temos 13 objetivos.
2.5 INDICADORES: são as formas que se utiliza para medir se houve alcance dos objetivos estratégicos.
2.6 METAS:é a quantificação das medidas representadas pelos indicadores.
2.7 INICIATIVAS: são as ações sugeridas (o que fazer) para atingir os objetivos estratégicos.

4 - Como seria um exemplo de objetivo estratégico, indicador,  meta e iniciativa?
Objetivo Estratégico: ASSEGURAR AOS DISCENTES CONDIÇÕES DE PERMANÊNCIA E CONCLUSÃO COM ÊXITO. (é um dos 13 desafios do Ifal).
Indicador: Taxa de Evasão (é uma das maneiras de medir se o objetivo será alcançado).
Meta: 15% (o Ifal pretende chegar ao término de 5 anos com máximo de 15% de alunos evadidos).
Iniciativa: Promover e monitorar as ações integradas da Assistência Estudantil (é uma das ações que serão realizadas para atingir o objetivo).

5 - Como consultar o planejamento anual de cada área do Ifal?
Existem 2 maneiras:
Consultar o documento chamado Plano de Atividades Anuais (PAA);
Consultar na ferramenta de gestão GEPLANES, onde as áreas registram o planejamento anual.

6 - O Ifal adota a gestão de riscos no monitoramento do alcance de seus objetivos estratégicos?
A Resolução nº 04/CS de 2018 aprovou a Política de Gestão de Riscos e Controles Internos do Instituto. Em 2019 foi instituída a Matriz de Riscos do Instituto, e as áreas sistêmicas mapearam os riscos para o atingimento dos 13 objetivos estratégicos, classificando cada risco e indicando medidas para sua mitigação.

7 - Que mecanismos o Ifal adota na promoção da sustentabilidade?
O Instituto aprovou a o Plano de Logística Sustentável (PLS) com vigência de 2019 a 2023. Há uma Comissão Sistêmica de Sustentabilidade e há em cada Unidade (Reitoria e Campi) uma Comissão Local. Cada unidade elabora o seu Plano de Sustentabilidade com vistas ao atendimento dos eixos previstos no PLS. Inclusive no PDI há um objetivo estratégico e um indicador referentes à sustentabilidade.

DIRETORIA DE INFRAESTRUTURA E EXPANSÃO:

8 - Qual o setor responsável pelas obras do Ifal e quais atividades são desenvolvidas?
A Diretoria de Infraestrutura e Expansão é o setor responsável pelas obras e reformas do Instituto Federal de Alagoas. A Diretoria está vinculada à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, que é o Gestor de contratos de obra. A Diretoria de Infraestrutura e Expansão é responsável por promover a infraestrutura básica dos 16 Campi e Reitoria, a equipe técnica elabora projetos executivos de obras e reformas do Ifal e fiscaliza as obras em andamento.

9 - Como é realizada a contratação de obras no Ifal?
O Ifal utiliza predominantemente o Regime Diferenciado de Contratação (RDC), no formato eletrônico para contratação de obras. Os editais são disponibilizados no site do compras.net e no site do Ifal. Para participar basta atender aos requisitos presentes nos editais de licitação.

10 - Como saber quais as obras em andamento no Ifal?
A lista das obras em andamento do Ifal está disponível no endereço eletrônico https://www2.ifal.edu.br/o-ifal/desenvolvimento-institucional/obras-em-andamento.