Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Perguntas frequentes > Perguntas Mais Frequentes
conteúdo

Perguntas Mais Frequentes

por Roberta Rocha publicado 05/05/2022 18h14, última modificação 05/05/2022 18h14

ENSINO

  

1. Como fazer matrícula?

 

Serviço: Matrículas

Requisitos / Documentos necessários para acessar o serviço:

Preencher o Requerimento de Matrícula (onde encontrar o Requerimento de Matrícula?) e anexar os seguintes documentos obrigatórios:

(1) Carteira de identidade e CPF – Cadastro de Pessoa Física;

(2) 02 (duas) fotos 3 x 4 – de frente, idênticas e recentes;

(3) Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;

(4) Comprovante de Residência Atualizado;

(5) Documento que comprove sua situação com o Serviço Militar (para os maiores de 18 anos do sexo masculino);

(6) Título de eleitor (para os maiores de 18 anos);

(7) Certidão de quitação eleitoral (para os maiores de 18 anos);

(8) Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente, para matrícula nos cursos técnicos subsequentes e de graduação;

(9) Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano), para matrícula nos cursos integrados;

(10) Declaração de Composição Familiar.

Etapas de processamento do serviço:

(1) A CRA do campus recebe a documentação, faz a verificação dos documentos e realiza o cadastro e a ativação no sistema acadêmico;

(2) O coordenador do Curso realiza o vínculo com as componentes curriculares.

Forma de prestação do serviço:

  • Tramitação eletrônica.

Prazo máximo de atendimento:

  • Prazo para entrega do Boletim Escolar é de até 30 (trinta) dias contados a partir da data de abertura do processo. CRA do campus, coordenação de curso e Coordenação/Departamento/Direção de Ensino.

Unidade responsável pelo atendimento:

CRA do campus, coordenação de curso e Coordenação/Departamento/Direção de Ensino.

Contato da unidade:

CRA do campus/Diread

  1. ARAPIRACA- cra.arapiraca@ifal.edu.br

  2. BATALHA- cra.batalha@ifal.edu.br

  3. BENEDITO BENTES - cra.beneditobentes@ifal.edu.br

  4. CORURIPE - cra.coruripe@ifal.edu.br

  5. MACEIÓ - cra.maceio@ifal.edu.br

  6. MARAGOGI - cra.maragogi@ifal.edu.br

  7. MARECHAL DEODORO - cra.marechal@ifal.edu.br

  8. MURICI - cra.murici@ifal.edu.br

  9. PALMEIRA DOS ÍNDIOS - cra.palmeira@ifal.edu.br

  10. PENEDO - cra.penedo@ifal.edu.br

  11. PIRANHAS - cra.piranhas@ifal.edu.br

  12. RIO LARGO - caa.riolargo@ifal.edu.br

  13. SANTANA DO IPANEMA - cra.santana@ifal.edu.br

  14. SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - cra.saomiguel@ifal.edu.br

  15. SATUBA - cra.satuba@ifal.edu.br

  16. VIÇOSA - aa.cvic@ifal.edu.br

  17. DIREADra.diread@ifal.edu.br

Horário de funcionamento:

De Segunda a Sexta das 08h às 12h e das 14h às 18h.

Prioridade de atendimento:

Não existe prioridade.

 

2. Como cancelar a matrícula?

 

Serviço: Cancelamento de Matrícula

Requisitos / Documentos necessários para acessar o serviço:

 

  • Preencher e assinar o requerimento de Cancelamento de Matrícula (onde encontrar o Requerimento?), informando o motivo;

  • Anexar ao requerimento, imagem legível do RG e CPF do/a estudante;

  • Anexar ao requerimento, imagem legível do RG e CPF dos pais/responsáveis (quando menor de idade);

  • Anexar ao requerimento, imagem legível da Declaração de nada consta da Biblioteca;

  • Solicitar abertura de processo no setor de protocolo/ setor responsável, através do envio de e-mail disponibilizado pelo campus.

  • Acompanhar a tramitação do processo, por meio do Sipac: https://sipac.ifal.edu.br/public/jsp/portal.jsf

 

OBS: Consultar o campus/Diread e verificar quais os procedimentos para abertura de processo eletrônico.

 

Etapas de processamento do serviço:

 

(1) A Coordenação/Departamento/Direção de Ensino realiza análise do processo;

(2) A CRA do campus/Diread recebe o processo e realiza ou não o cancelamento no sistema acadêmico, SIGAA, e SISTEC, cadastrando seu desligamento;

(3) O requerente toma ciência do deferimento ou não da solicitação.

 

Forma de prestação do serviço:

  • Tramitação eletrônica.

Prazo máximo de atendimento:

  • Prazo para entrega do Cancelamento é de até 30(trinta) dias contados a partir da data de abertura do processo.

Unidade responsável pelo atendimento:

  • CRA do campus, coordenação de curso e Coordenação/Departamento/Direção de Ensino.

Contato da unidade:

CRA do campus/Diread

  1. ARAPIRACA- cra.arapiraca@ifal.edu.br

  2. BATALHA- cra.batalha@ifal.edu.br

  3. BENEDITO BENTES - cra.beneditobentes@ifal.edu.br

  4. CORURIPE - cra.coruripe@ifal.edu.br

  5. MACEIÓ - cra.maceio@ifal.edu.br

  6. MARAGOGI - cra.maragogi@ifal.edu.br

  7. MARECHAL DEODORO - cra.marechal@ifal.edu.br

  8. MURICI - cra.murici@ifal.edu.br

  9. PALMEIRA DOS ÍNDIOS - cra.palmeira@ifal.edu.br

  10. PENEDO - cra.penedo@ifal.edu.br

  11. PIRANHAS - cra.piranhas@ifal.edu.br

  12. RIO LARGO - caa.riolargo@ifal.edu.br

  13. SANTANA DO IPANEMA - cra.santana@ifal.edu.br

  14. SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - cra.saomiguel@ifal.edu.br

  15. SATUBA - cra.satuba@ifal.edu.br

  16. VIÇOSA - aa.cvic@ifal.edu.br

  17. DIREAD – ra.diread@ifal.edu.br

Horário de funcionamento:

De Segunda a Sexta das 08h às 12h e das 14h às 18h.

Prioridade de atendimento:

Não existe prioridade.

 

 3. Como trancar a matrícula?

 

Serviço: Trancamento de Matrícula

Requisitos / Documentos necessários para acessar o serviço:

 

  • Preencher e assinar o requerimento de Trancamento de Matrícula (onde encontrar o Requerimento?), informando o motivo;

    O TRANCAMENTO DE MATRÍCULA COMPULSÓRIO - pode ser requerido em qualquer época do período letivo, e não será computado para efeito de contagem de tempo máximo de integralização curricular. O trancamento compulsório para os casos previstos nos incisos V e VI, das normas de organização didáticas, não poderá ultrapassar 50% do tempo mínimo de integralização do curso.

    O TRANCAMENTO DE MATRÍCULA VOLUNTÁRIO - deverá ser efetuado até a data limite prevista no calendário acadêmico de referência. O aluno poderá requerer trancamento de matrícula na forma voluntária até 02 (duas) vezes durante o curso, sendo esse tempo contabilizado para efeito de cálculo do prazo máximo para integralização curricular.

  • Anexar ao requerimento, imagem legível do RG e CPF do/a estudante;

  • Anexar ao requerimento, imagem legível do RG e CPF dos pais/responsáveis (quando menor de idade);

  • Anexar ao requerimento, imagem legível da Declaração de nada consta da Biblioteca;

  • Para o trancamento compulsório, anexar documentos comprobatórios para os casos previstos nos incisos V e VI das normas de organização didáticas;

  • Solicitar abertura de processo no setor de protocolo/ setor responsável, através do envio de e-mail disponibilizado pelo campus.

  • Acompanhar a tramitação do processo, por meio do Sipac: https://sipac.ifal.edu.br/public/jsp/portal.jsf

 

OBS: Consultar o campus/Diread e verificar quais os procedimentos para abertura de processo eletrônico.

 

Etapas de processamento do serviço:

(1) A Coordenação/Departamento/Direção de Ensino realiza análise do processo;

(2) A CRA do campus/Diread recebe o processo e realiza ou não o trancamento no sistema acadêmico – SIGAA;

(3) O requerente toma ciência do deferimento ou não da solicitação.

Forma de prestação do serviço:

  • Tramitação eletrônica.

Prazo máximo de atendimento:

  • Prazo para entrega do Trancamento é de até 30(trinta) dias contados a partir da data de abertura do processo.

Unidade responsável pelo atendimento:

  • CRA do campus, coordenação de curso e Coordenação/Departamento/Direção de Ensino.

Contato da unidade:

CRA do campus/Diread

  1. ARAPIRACA- cra.arapiraca@ifal.edu.br

  2. BATALHA- cra.batalha@ifal.edu.br

  3. BENEDITO BENTES - cra.beneditobentes@ifal.edu.br

  4. CORURIPE - cra.coruripe@ifal.edu.br

  5. MACEIÓ - cra.maceio@ifal.edu.br

  6. MARAGOGI - cra.maragogi@ifal.edu.br

  7. MARECHAL DEODORO - cra.marechal@ifal.edu.br

  8. MURICI - cra.murici@ifal.edu.br

  9. PALMEIRA DOS ÍNDIOS - cra.palmeira@ifal.edu.br

  10. PENEDO - cra.penedo@ifal.edu.br

  11. PIRANHAS - cra.piranhas@ifal.edu.br

  12. RIO LARGO - caa.riolargo@ifal.edu.br

  13. SANTANA DO IPANEMA - cra.santana@ifal.edu.br

  14. SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - cra.saomiguel@ifal.edu.br

  15. SATUBA - cra.satuba@ifal.edu.br

  16. VIÇOSA - aa.cvic@ifal.edu.br

  17. DIREAD - ra.diread@ifal.edu.br

Horário de funcionamento:

De Segunda a Sexta das 08h às 12h e das 14h às 18h.

Prioridade de atendimento:

Não existe prioridade.

 

4. Inscrição em exame de seleção?

 

Serviço: Inscrição em exame de seleção

Requisitos / Documentos necessários para acessar o serviço:

 

Aguardar o lançamento de edital no sistema de inscrição:

https://exame.ifal.edu.br/publico/exames/emandamento

 

Etapas de processamento do serviço:

Aguardar o lançamento de edital no sistema de inscrição:

https://exame.ifal.edu.br/publico/exames/emandamento

Forma de prestação do serviço:

  • Tramitação eletrônica.

Prazo máximo de atendimento:

O prazo estará definido no edital

Unidade responsável pelo atendimento:

  • DSI

Contato da unidade:

dsi.copes@ifal.edu.br

Horário de funcionamento:

De Segunda a Sexta das 08h às 12h e das 14h às 18h.

Prioridade de atendimento:

Não existe prioridade.

 

5. Como corrigir os dados de matrícula?

 

Serviço: Correção de dados cadastrais da matrícula no SIGAA

Requisitos / Documentos necessários para acessar o serviço:

 

  • Preencher e assinar o requerimento de Correção de dados cadastrais da matrícula (onde encontrar o Requerimento?) no SIGAA;

  • Anexar ao requerimento, imagem legível do RG e CPF do/a estudante;

  • Anexar ao requerimento, imagem legível do RG e CPF dos pais/responsáveis (quando menor de idade);

  • Solicitar abertura de processo no setor de protocolo/ setor responsável, através do envio de e-mail disponibilizado pelo campus.

  • Acompanhar a tramitação do processo, por meio do Sipac: https://sipac.ifal.edu.br/public/jsp/portal.jsf

 

OBS: Consultar o campus/Diread e verificar quais os procedimentos para abertura de processo eletrônico.

 

Etapas de processamento do serviço:

(1) A Coordenação/Departamento/Direção de Ensino realiza análise do processo;

(2) A CRA do campus/Diread recebe o processo e realiza ou não a correção dos dados cadastrais no sistema acadêmico – SIGAA;

(3) O requerente toma ciência do deferimento ou não da solicitação.

 

Forma de prestação do serviço:

  • Tramitação eletrônica.

Prazo máximo de atendimento:

  • Prazo de até 30 (trinta) dias contados a partir da data de abertura do processo.

Unidade responsável pelo atendimento:

  • CRA do campus, coordenação de curso e Coordenação/Departamento/Direção de Ensino.

Contato da unidade:

CRA do campus/Diread

  1. ARAPIRACA- cra.arapiraca@ifal.edu.br

  2. BATALHA- cra.batalha@ifal.edu.br

  3. BENEDITO BENTES - cra.beneditobentes@ifal.edu.br

  4. CORURIPE - cra.coruripe@ifal.edu.br

  5. MACEIÓ - cra.maceio@ifal.edu.br

  6. MARAGOGI - cra.maragogi@ifal.edu.br

  7. MARECHAL DEODORO - cra.marechal@ifal.edu.br

  8. MURICI - cra.murici@ifal.edu.br

  9. PALMEIRA DOS ÍNDIOS - cra.palmeira@ifal.edu.br

  10. PENEDO - cra.penedo@ifal.edu.br

  11. PIRANHAS - cra.piranhas@ifal.edu.br

  12. RIO LARGO - caa.riolargo@ifal.edu.br

  13. SANTANA DO IPANEMA - cra.santana@ifal.edu.br

  14. SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - cra.saomiguel@ifal.edu.br

  15. SATUBA - cra.satuba@ifal.edu.br

  16. VIÇOSA - aa.cvic@ifal.edu.br

  17. DIREAD - ra.diread@ifal.edu.br

Horário de funcionamento:

De Segunda a Sexta das 08h às 12h e das 14h às 18h.

Prioridade de atendimento:

Não existe prioridade.

 

6. Como fazer transferência de um campus para outro?

 

Serviço: Transferência de estudantes de um campus para outro.

Requisitos / Documentos necessários para acessar o serviço:

 

Procedimento quando há edital

  • O pedido de transferência deverá ser feito no período previsto em Calendário Letivo, disciplinado em edital próprio.

  • Preencher o requerimento de Transferência e anexar os documentos informados no edital.

  • Solicitar abertura de processo no setor de protocolo/ setor responsável, através do envio de e-mail disponibilizado pelo campus/Diread.

  • Acompanhar a tramitação do processo, por meio do Sipac: https://sipac.ifal.edu.br/public/jsp/portal.jsf

 

Procedimento quando não há edital

 

  • Preencher e assinar o requerimento de Transferência Interna, informando o motivo da transferência e qual o curso/campus pretende fazer a transferência caso não haja vaga para o curso do/a estudante;

  • Anexar ao requerimento, imagem legível do RG e CPF do/a estudante;

  • Anexar ao requerimento, imagem legível do RG e CPF dos pais/responsáveis (quando menor de idade);

  • Anexar ao requerimento, imagem legível da Declaração de nada consta da Biblioteca;

  • Anexar ao requerimento, imagem legível do Histórico Escolar e do boletim de notas do período vigente caso esteja ocorrendo;

  • Anexar ao requerimento, imagem legível do Atestado de Matrícula caso esteja ocorrendo;

  • Solicitar abertura de processo no setor de protocolo/ setor responsável, através do envio de e-mail disponibilizado pelo campus/Diread.

  • Acompanhar a tramitação do processo, por meio do Sipac: https://sipac.ifal.edu.br/public/jsp/portal.jsf

 

OBS: Consultar o campus/Diread e verificar quais os procedimentos para abertura de processo eletrônico.

 

Etapas de processamento do serviço:

(1) O setor de protocolo encaminhará o processo ao Departamento/Diretoria de ensino do campus;

(2) Departamento/Diretoria de Ensino do campus fará análise da solicitação e publicará resultado;

(3) Os/As estudantes deferidos serão convocados/as a realizar os procedimentos de matrículas.

Forma de prestação do serviço:

  • Eletronicamente

Prazo máximo de atendimento:

  • Prazo para entrega de realização de matrícula é de até 30 (trinta) dias contados a partir da data de abertura do processo.

Unidade responsável pelo atendimento:

  • CRA do campus, coordenação de curso e Coordenação/Departamento/Direção de Ensino.

Contato da unidade:

 

CRA do campus/Diread

  1. ARAPIRACA- cra.arapiraca@ifal.edu.br

  2. BATALHA- cra.batalha@ifal.edu.br

  3. BENEDITO BENTES - cra.beneditobentes@ifal.edu.br

  4. CORURIPE - cra.coruripe@ifal.edu.br

  5. MACEIÓ - cra.maceio@ifal.edu.br

  6. MARAGOGI - cra.maragogi@ifal.edu.br

  7. MARECHAL DEODORO - cra.marechal@ifal.edu.br

  8. MURICI - cra.murici@ifal.edu.br

  9. PALMEIRA DOS ÍNDIOS - cra.palmeira@ifal.edu.br

  10. PENEDO - cra.penedo@ifal.edu.br

  11. PIRANHAS - cra.piranhas@ifal.edu.br

  12. RIO LARGO - caa.riolargo@ifal.edu.br

  13. SANTANA DO IPANEMA - cra.santana@ifal.edu.br

  14. SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - cra.saomiguel@ifal.edu.br

  15. SATUBA - cra.satuba@ifal.edu.br

  16. VIÇOSA - aa.cvic@ifal.edu.br

  17. DIREAD - ra.diread@ifal.edu.br

 

Horário de funcionamento:

De Segunda a Sexta das 08h às 12h e das 14h às 18h.

Prioridade de atendimento:

Não existe prioridade.

 

 7. Como conseguir diploma?

 

Serviço: Emissão de Diplomas de Conclusão de Cursos Técnico, de Graduação e de Pós -Graduação

Requisitos / Documentos necessários para acessar o serviço:

  • Preencher o requerimento de Emissão de Diploma (onde encontrar o Requerimento?);

  • Anexar os documentos necessário, de acordo com o nível do curso concluído (Consultar Portaria Nº 2337/GR, de 26/07/2019);

  • Abrir processo eletrônico no setor de protocolo do campus que concluiu o curso.

     

OBS: Consultar o campus/Diread e verificar quais os procedimentos para abertura de processo eletrônico.

Etapas de processamento do serviço:

  • O fluxo para emissão de diploma depende do nível do curso concluído (Consultar Portaria Nº 2337/GR, de 26/07/2019)

Forma de prestação do serviço:

Tramitação eletrônica.

Prazo máximo de atendimento:

Prazo para entrega de diploma é de até 60 (sessenta) dias contados a partir da data de abertura do processo.

Unidade responsável pelo atendimento:

O setor responsável pela emissão de diploma depende do nível do curso concluído:

  • Cursos Técnicos – CRA do campus

  • Cursos de Graduação e de pós-graduação Stricto Sensu– CRD/Proen/ PRPI

  • Cursos de pós-graduação Lato Sensu– CRA/ PRPI

Contato da unidade:

CRA do campus/Diread

  1. ARAPIRACA- cra.arapiraca@ifal.edu.br

  2. BATALHA- cra.batalha@ifal.edu.br

  3. BENEDITO BENTES - cra.beneditobentes@ifal.edu.br

  4. CORURIPE - cra.coruripe@ifal.edu.br

  5. MACEIÓ - cra.maceio@ifal.edu.br

  6. MARAGOGI - cra.maragogi@ifal.edu.br

  7. MARECHAL DEODORO - cra.marechal@ifal.edu.br

  8. MURICI - cra.murici@ifal.edu.br

  9. PALMEIRA DOS ÍNDIOS - cra.palmeira@ifal.edu.br

  10. PENEDO - cra.penedo@ifal.edu.br

  11. PIRANHAS - cra.piranhas@ifal.edu.br

  12. RIO LARGO - caa.riolargo@ifal.edu.br

  13. SANTANA DO IPANEMA - cra.santana@ifal.edu.br

  14. SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - cra.saomiguel@ifal.edu.br

  15. SATUBA - cra.satuba@ifal.edu.br

  16. VIÇOSA - aa.cvic@ifal.edu.br

  17. DIREAD - ra.diread@ifal.edu.br

Horário de funcionamento:

De Segunda a Sexta das 08h às 12h e das 14h às 18h.

Prioridade de atendimento:

Não existe prioridade.

 

GESTÃO DE PESSOAS

 

1. O Ifal faz APROVEITAMENTO de concurso público?


No que se refere à possibilidade de aproveitamento, o Ifal segue o Acórdão nº 569/2006 do TCU, que dispõe da matéria: “(...) o aproveitamento de candidatos aprovados em concurso realizado por outro órgão, somente poderá alcançar cargos que tenham seu exercício previsto para as mesmas localidades em que terão exercício os servidores do órgão promotor do certame”. Dessa forma, o instituto somente poderá aproveitar candidatos aprovados em concurso realizado por instituição de ensino da mesma localidade (Estado).

 

NOTA n. 00010/2018/PROC/PFIFALAGOAS/PGF/AGU: (...) 9. Como se vê, destacam-se da decisão a necessidade de previsão de aproveitamento no edital do certame e que somente podem ser aproveitados os candidatos que teriam exercício no mesmo local nos dois órgãos. 10. Assim, nos termos desta decisão, somente podem ser aproveitados pelo IFAL servidores que se submeteram a concurso com exercício em Alagoas.

 

2. Como procede a solicitação de APROVEITAMENTO de concurso público ao Ifal?


Respeitando-se a ordem de classificação e devidamente autorizado pela Reitoria do Ifal, os candidatos aprovados no Concurso Público regido por Edital, cuja permissão esteja explícita, poderão ser aproveitados por outras instituições federais de ensino, sediadas no Estado de Alagoas, desde que haja compatibilidade com a carreira objeto deste Certame.

A CCAP convocará o candidato da vez, podendo acontecer as seguintes situações:

1) Caso o candidato manifeste interesse, mediante opção declarada, na nomeação por outra instituição, deixará de compor a relação dos candidatos aprovados do Ifal.

2) Caso o candidato não aceite ser aproveitado por outra instituição, mediante opção declarada, será assegurada a sua permanência na ordem de classificação, ficando facultado à instituição interessada o aproveitamento do próximo candidato.

 

3. É possível a REDISTRIBUIÇÃO de servidor de outro órgão que queira ir para o Ifal, havendo concurso em validade para aquele Cargo/Área?


Ressaltamos que recebemos orientações verbais da Procuradoria Federal, no sentido de que não deverá haver redistribuição de servidor na mesma área/cargos em que haja candidatos aprovados, tendo em vista que fere o princípio da moralidade e poderá ser objeto de demanda judicial. Este também é o entendimento do Tribunal de Contas da União, conforme o item 9 do Acórdão nº 1.308/2014, D.O.U de 28/05/2014.

 

Informações mais detalhadas sobre REDISTRIBUIÇÃO podem ser encontradas no link abaixo:

https://www2.ifal.edu.br/o-ifal/gestao-de-pessoas/guia-de-procedimentos/redistribuicao

 

4. Caso o Ifal possua VACÂNCIAS de determinadas áreas/cargo, qual previsão de nomeações/reposições?


Informamos que no Ifal as nomeações/reposições são realizadas de acordo com a necessidade e discricionariedade da Administração, dentro do prazo de validade para o certame previsto no edital. Não sendo possível o Ifal estabelecer uma data específica para a publicação das nomeações.

 

5. O provimento da vaga se dá no mesmo campus em que ocorreu a VACÂNCIA?

 

A critério da Administração, o provimento da vaga, quando ocorrer, poderá se dar em Campus diverso daquele do qual ocorreu a vacância.

 

6. Surgindo uma VACÂNCIA para o cargo/área em que haja aprovados, quando o Ifal nomeará?


Quanto ao surgimento de vaga após vacância (exoneração), a nomeação de candidato aprovado em concurso público dependerá de previsão orçamentária para o ano respectivo, juntamente com a análise da necessidade prévia da abertura de processo de remoção interna, para os casos de Campus distintos dos ofertados em o concurso.

 

7. Onde posso encontrar a lista de CARGOS VAGOS do Ifal?

 

Todos os meses é publicada a atualização da lista de cargos vagos do Ifal no Quadro de Referência dos Servidores Técnico-administrativos e Docentes no seguinte link:

https://www2.ifal.edu.br/acesso-a-informacao/servidores/quadro-de-referencia-dos-servidores-tecnico-administrativos-e-docentes

  

8. Como se dá a ACUMULAÇÃO DE CARGOS no Ifal:

 

A acumulação de cargos públicos por servidores obedece as determinações constitucionais bem com a compatibilidade de horários entre ambos os cargos ocupados.

Para mais informações sobre Gestão de Pessoas, acesse o link:

https://www2.ifal.edu.br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/diretoria-de-gestao-de-pessoas

 

 ADMINISTRAÇÃO

 

 1. Como encontrar informações de PAGAMENTO no Portal da Transparência?

a. Acessar o link: https://www.portaltransparencia.gov.br/despesas/lista-consultas

b. Selecionar a opção: por documentos diários da despesa e em seguida selecionar a opção limpar, caso tenha algum filtro existente;

c. Selecionar a opção de filtro: FAVORECIDO no menu esquerdo e digitar o CNPJ da empresa ou instituição que forneceu produto/serviço ao governo. O sistema buscará o fornecedor no banco de dados, selecione o nome do fornecedor e clique em adicionar.

d. Selecionar a opção de filtro: ÓRGÃO no menu esquerdo e digitar o nome ou cnpj do órgão do governo cujo serviço/produto foi entregue. O sistema buscará o órgão no banco de dados, selecionar o nome e clicar em adicionar.

e. Selecionar a opção de filtro: FASE DA DESPESA no menu esquerdo e marcar a opção que deseja consultar: empenho, liquidação, pagamento ou ambos e clicar em adicionar.

f. Após, clique em atualizar para o sistema efetuar a busca. O sistema mostrará a Nota de Empenho para as despesas empenhadas, a Nota de lançamento para as despesas liquidadas e a Ordem bancária para as despesas pagas.

g. Ao clicar em cada documento, será mostrada a data do empenho, da liquidação ou do pagamento da referida despesa. 

 

2. Como encontrar informações de PAGAMENTO no Sipac?

 

a. Acessar o site: https://sipac.ifal.edu.br/public/jsp/portal.jsf

b. O fornecedor interessado deverá possuir o Número do processo de pagamento, a ser obtido junto ao Ifal através do fiscal do contrato ou do setor demandante, selecionar a opção Nº Processo e digitar o mesmo no campo correspondente.

c. Clicar em consultar processo.