Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Perguntas frequentes > Institucional
conteúdo

Institucional

por Elaine Rodrigues publicado 29/04/2020 15h57, última modificação 30/06/2023 14h54

1 - O que é o IFAL?
O Instituto Federal de Alagoas é um complexo de educação, gratuita e de qualidade, que engloba pesquisa, extensão e ensino desde a formação básica à pós-graduação, proporcionando, deste modo, uma formação integral ao cidadão, por intermédio dos cursos de formação inicial, técnicos, superiores de tecnologia, bacharelados, de licenciaturas e pós-graduações lato sensu e stricto sensu. 
Foi criado pela pela Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008 na forma de autarquia, vinculada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e, consequentemente, ao Ministério da Educação (MEC). Possui autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.
A sua criação deu-se pela fusão da Escola Agrotécnica Federal de Satuba e do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). 

 2 - Em quais municípios o IFAL está presente?
O Ifal, por intermédio dos 16 campi  que possui, além da Reitoria, está presente nos municípios de Arapiraca, Batalha, Benedito Bentes, Coruripe, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Satuba e Viçosa.

 3 - Os cursos do IFAL são pagos?
Não, todos os cursos ofertados são gratuitos e de qualidade.