Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Perguntas frequentes > Departamento de Comunicação e Eventos

Departamento de Comunicação e Eventos

por Elaine Rodrigues publicado 29/04/2020 15h57, última modificação 13/05/2021 14h13

1 - Como entro em contato com o Departamento de Comunicação e Eventos?
Fale conosco através dos nossos canais oficiais de comunicação a seguir: E-mail: comunicacao@ifal.edu.br  / Telefones: (82) 3194-1199 e 3194-1136  /  Redes sociais: Instagram / Facebook / Twitter

2 - Como tenho acesso às redes sociais do Ifal?
O Ifal tem perfil oficial nas plataformas Instagram, Facebook, Twitter e Youtube.
Cada campus também tem seu próprio perfil nas redes sociais. Confira a lista!

3 - Tenho um evento, um projeto ou uma pesquisa que acredito ser interessante divulgar para o público. Como devo proceder?
Para solicitação de produção de textos jornalísticos e/ou coberturas de eventos, o primeiro passo é enviar as informações básicas para o e-mail comunicacao@ifal.edu.br. Os interessados podem também entrar em contato pelos números 3194-1136 e 3194-1199.
O Departamento atenderá às solicitações que cumprirem os seguintes prazos:

- Eventos: até 10 dias antes da realização;

- Editais: até 05 dias antes da publicação do edital se for para o público externo; até 02 dias antes se for para o público interno;

- Informações de um modo geral: até 02 dias antes do que será noticiado ou até 05 dias depois do acontecimento.

Depois de analisar a sugestão de pauta, a equipe de comunicadores decidirá pelo melhor encaminhamento da informação, que pode ser divulgada em um dos canais oficiais de comunicação do Ifal e/ou enviada para a imprensa. No caso de reportagens, as informações serão apuradas e um jornalista redigirá o texto, que será editado por outro jornalista e publicado no portal institucional, podendo também ser enviado para a imprensa, ação feita pelo próprio departamento. Veja todo o passo a passo aqui.

4 - Estou organizando um evento institucional e preciso de orientações em relação ao cerimonial e ao protocolo. O que devo fazer?
Entre em contato com o Departamento de Comunicação e Eventos por e-mail (comunicacao@ifal.edu.br) ou pelos números 3194-1199 e 3194-1136, com a antecedência mínima de 10 dias. Envie-nos todas as informações sobre o evento (nome, objetivo, data, local, público estimado, autoridades presentes, entre outros) e, a partir daí, elaboraremos o roteiro da cerimônia de abertura do evento. Podemos também prestar consultoria para o coordenador do evento e o mestre de cerimônias. Basta preencher o formulário e agendar uma reunião com a equipe de cerimonial do Departamento.

5 - Posso ser uma fonte de informação do Ifal?

Sim, caso você seja servidor ou aluno do Ifal, basta preencher o formulário que irá compor o Cadastro de Fontes do Ifal para a imprensa, uma publicação virtual que tem por objetivo consolidar o Ifal como fonte de informação para a imprensa, além de disseminar o conhecimento produzido pela instituição, uma vez que o catálogo será disponibilizado para jornalistas que atuam em veículos de comunicação de nosso estado.

Além disso, o cadastro facilitará o trabalho dos profissionais do Departamento de Comunicação do Ifal na produção de notícias para os produtos e canais de comunicação oficiais, tais como vídeos, boletins (eletrônico/impresso), site, redes e mídias sociais.

6 - Gostaria de ter acesso às páginas da instituição, para a publicação de material do meu setor. Como posso fazer?

É necessário que o chefe do departamento envie um e-mail ou memorando para o Departamento de Comunicação e Eventos, informando o nome, Siape e email do servidor que ficará responsável pela alimentação de conteúdo no espaço desejado.

7 - Faço parte de um grupo de pesquisa e/ou laboratório e gostaria de criar uma página institucional ou ter o domínio do Ifal para a publicização de nossas atividades. Como eu faço?

O responsável pelo equipamento deverá entrar em contato com o DCE, pelo e-mail comunicacao@ifal.edu.br, solicitando a criação do espaço para o mesmo. Ele será informado sobre as possibilidades e a tramitação da solicitação. O próprio portal possui espaços destinados a acomodação de coletivos acadêmicos da instituição, mas caso a nossa plataforma não seja ideal, pode-se alojar a proposta em plataformas do Google, mediante a cessão da mesma ao Instituto.