Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Perguntas frequentes > Auditoria
conteúdo

Auditoria

por Elaine Rodrigues publicado 29/04/2020 15h57, última modificação 11/05/2020 10h26

1 - Qual a função da Auditoria Interna do Ifal?
A Auditoria Interna (Audint), subordinada ao Conselho Superior, é responsável por fortalecer e assessorar a gestão, bem como racionalizar as ações do Instituto Federal de Alagoas, auxiliando-o a realizar seus objetivos, a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos, além de prestar apoio, dentro de suas especificidades no âmbito da instituição, aos órgãos de controle do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal (CGU) e ao Tribunal de Contas da União (TCU).

2 – A Auditoria Interna é o mesmo que Controle Interno?
Não. Controle Interno é o processo que envolve um conjunto de regras, procedimentos, diretrizes, protocolos, rotinas de sistemas informatizados, conferências e trâmites de documentos e informações, entre outros, operacionalizados de forma integrada pela alta administração, pelos gestores e pelo corpo de servidores e empregados dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal. Ao passo que, Auditoria Interna é a atividade independente e objetiva de avaliação (assurance) e consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações das organizações públicas. A atividade de auditoria interna governamental está situada na terceira linha de defesa da gestão pública e tem como objetivo auxiliar uma organização a realizar seus objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles.

3 – A Auditoria Interna realiza a apuração de atos e fatos ilegais?
Não. Conforme a Lei nº10.180, de 6 de fevereiro de 2001, essa atribuição é de competência dos órgãos e unidades do Sistema de Controle Interno (SCI).
São integrantes do SCI:

a) como órgão central: a Secretaria Federal de Controle Interno (SFC) do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU);

b) como órgãos setoriais: as Secretarias de Controle Interno (Ciset) da Presidência da República, da Advocacia-Geral da União do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Defesa; e

c) como unidades setoriais da Ciset do Ministério da Defesa: as unidades de controle interno dos comandos militares.

As auditorias internas singulares, como a Auditoria Interna do Ifal, atuam como órgãos auxiliares ao SCI.

4 – Os resultados das auditorias realizadas são sigilosos? Onde os cidadãos podem acessar os relatórios da Auditoria Interna?
Os resultados das auditorias não são sigilosos. A lei de acesso à informação, Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, assegura, de forma taxativa, a todos os cidadãos, o direito de obter informações relativas a resultados de Auditorias. No Ifal, os cidadãos podem acessar os relatórios de auditorias realizadas na aba Acesso à Informação > Auditorias.