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Licenciatura em Ciências Biológicas

por Elaine Rodrigues publicado 15/01/2020 18h05, última modificação 18/04/2020 01h39

CampusMaceió1.jpegLocal: Campus Maceió

Modalidade: Presencial

Turno: Noturno

Carga horária: 3.200 horas

Duração: 8 períodos

Oferta de vagas: 40 (quarenta)

Mais informações no Projeto Pedagógico!

 

Objetivos

Formar professores para atuar na Educação Básica, na área de Ciências e Biologia, com conhecimento teórico e prático, buscando integrar os saberes didático pedagógicos e os conhecimentos de caráter científico, específicos do curso, de forma contextualizada, pautando-se em princípios democráticos, éticos, humanísticos, científicos e tecnológicos, requeridos por uma perspectiva de desenvolvimento sustentável indispensável à superação dos desafios que passa a educação em nosso País.

Além disso, é, ainda, objetivo deste curso, formar profissionais para:

- Atuar como um docente que problematize com seus alunos da Educação Básica, os conhecimentos objeto de estudo no âmbito da biologia e de suas inter-relações com as demais ciências;

- Estimular a atualização permanente e descobrir soluções para os problemas ligados ao relacionamento da sociedade com a natureza, através da pesquisa e extensão.

- Entender as atuais perspectivas do ensino de Ciências e Biologia a partir de fundamentação teórica das diferentes áreas, associando a situação diária em que esses conhecimentos estão inseridos;

- Apreender os princípios gerais, fundamentos e conhecimentos específicos em Biologia e suas relações com as outras áreas do conhecimento;

- Compreender os princípios da sociedade democrática, diante das diversidades étnicas, sociais e culturais e das demandas de uma sociedade sustentável e comprometida com o bem comum;

- Reconhecer a educação enquanto construção histórica do sujeito e da cultura;

- Contribuir para o desenvolvimento humano tendo como referência a conservação ambiental, o crescimento econômico e melhoria da qualidade de vida das populações;

- Reconhecer a dimensão política da educação como processo coletivo e estratégia de inclusão social;

- Compreender as determinações legais da educação, relacionando-as ao contexto sócio-histórico brasileiro;

- Comprometer-se com as políticas públicas de educação inclusiva e que contribuam para a superação das exclusões sociais, étnicas, raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;

- Compreender a escola como espaço privilegiado de exercício democrático e participativo capaz de promover o domínio do saber gestionário e a capacidade de controle social de dirigentes;

- Desenvolver uma postura ética de atuação profissional e a consequente responsabilidade social, compreendendo a Ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sociopolíticos, culturais e econômicos;

- Articular ensino, pesquisa e extensão na perspectiva da formação de cidadãos qualificados para a prática profissional e para o exercício da cidadania;

- Conhecer metodologias de ensino-aprendizagem buscando a compreensão, a interpretação e a avaliação crítica da realidade escolar;

- Desenvolver métodos de ensino-aprendizagem tendo em vista a sua aplicabilidade em situações didático-pedagógicas;

- Atuar na gestão e na administração das instituições de Educação Básica, projetando, executando, acompanhando e avaliando políticas, planos e programas educacionais;

- Proceder à avaliação da aprendizagem, bem como à autoavaliação, tendo por base critérios claramente definidos.