Você está aqui: Página Inicial > Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica > Notícias > Produto do Profept/Ifal e-book traz noções básicas sobre propriedade intelectual

O conteúdo do e-book traz para os leitores o conceito básico de descoberta, invenção, inovação e propriedade intelectual.

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 12/02/2021 12h27, última modificação: 04/03/2021 14h31
Reprodução Capa do e-book produzido no mestrado em Educação Profissional do Ifal

Capa do e-book produzido no mestrado em Educação Profissional do Ifal

As normas sobre Inovação e propriedade intelectual já podem ser acessadas com mais facilidade pela comunidade interna do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Um produto educacional  do Mestrado em Educação Profissional  (Profept) produzido pela mestra Andressa Rodrigues Sabino Ricardo Moraes, sob a orientação do professor André Suêldo Tavares de Lima já está disponível no site da  Educapes. O e-book intitulado “Inovação e Propriedade Intelectual no Instituto Federal de Alagoas” também está disponível para toda a sociedade.

Acesse a publicação com um clique

Na publicação eletrônica, são apresentadas noções básicas sobre propriedade intelectual e inovação sob o ponto de vista da legislação, informações jornalísticas e publicações científicas a respeito do assunto.

O livro eletrônico tem o objetivo de proporcionar um aprendizado inicial sobre inovação e propriedade intelectual, notadamente para  alunos e professores que  desenvolvem pesquisa aplicada no Ifal para que, a partir do conhecimento das normas e regras para registros,  reflitam sobre a finalidade do produto nos setores acadêmicos e produtivos. O público-alvo envolvido na construção do e-book é constituído por pesquisadores, orientadores bolsistas e voluntários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

O conteúdo do  e-book  traz para os leitores  o conceito básico de descoberta, invenção,  inovação e propriedade intelectual. Apresenta ainda quais os tipos de propriedades intelectuais são registráveis no Brasil e também tira dúvidas sobre registros de depósito de patentes no país e no exterior.

“Trata-se de um material didático que traz saberes importantes para potencializar o impacto das pesquisas aplicadas da comunidade acadêmica em benefício da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico, sobretudo do estado de Alagoas”, disse o coordenador do Mestrado Profept/Ifal,  Ricardo Cavalcanti.