Você está aqui: Página Inicial > Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica > Notícias > Trabalho do ProfEPT produz cartilha para surdos sobre a Política Nacional de Recursos Hídricos

Material didático foi disponibilizado do Portal Educapes

por Jhonathan Pino publicado: 03/11/2021 12h11, última modificação: 03/11/2021 15h30

Mais um produto desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), foi disponibilizado no Portal Educapes, no último dia 26 de outubro. Conhecendo a Política Nacional de Recursos Hídricos - Lei 9.433/97 adaptada para alunos surdos” é o título da cartilha desenvolvida por Lenin Mendes Costa, sob a orientação da professora Ana Paula Fiori.

Foi pensando na falta de materiais adaptados para auxiliar o professor no processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos, que Lenin desenvolveu um estudo voltado para a utilização de objetos de aprendizagem no Ensino Médio Integrado ao Técnico. Além da pesquisa, ele elaborou a cartilha digital adaptada em Libras, para a ser aplicada aos estudantes do terceiro e quarto anos do Campus Marechal Deodoro.

Com a pesquisa e o produto, Lenin buscou apontar a correlação existente entre a política de recursos hídricos e a política ambiental, como também contribuir para a formação profissional nas áreas de recursos hídricos e meio ambiente. Esse foi o segundo trabalho desenvolvido no ProfEPT, voltado para o público surdo. Em junho de 2020, a servidora do Ifal, Melissa Menezes, disponibilizou no Educapes, o produto “A Formação de Professores para a Inclusão de Alunos Surdos”, também sob a orientação de Ana Paula Fiori.

“Trabalhamos contando com a experiência da orientadora, no trato com os alunos, naquilo que ficaria mais fácil de eles compreenderem o conteúdo e também com minha experiência em desenho. Trabalhei por muito tempo desenvolvendo materiais que envolvessem ilustrações”, explica Lenin.Lenin Costa Mendes é servidor da Universidade Federal de Alagoas, mas pensou em um produto pensado para os alunos do Campus Marechal Deodoro.jpeg

Os materiais direcionados aos alunos surdos têm características próprias, os textos passam por adaptações, são mais curtos e simplificados, sem parágrafos longos. Outra peculiaridade é o uso abundante de imagens que se associem ao texto.

“A pessoa surda é essencialmente visual. Esses conceitos, nós conhecemos por meio de estudos em pesquisas publicadas em plataformas acadêmicas. Com isso, colocamos esse conhecimento em prática na materialização desse produto educacional (a cartilha). Outro elemento que identifica o material como voltado para surdos é a tradução nos principais títulos, em Libras. Houve uma tentativa do uso de vídeo em Libras para cada capítulo mas, infelizmente, não foi possível. Seria mais uma característica de material adaptado para surdo”, detalha Lenin.

Popularização da Política Nacional de Recursos Hídricos

Foi diante da urgência e atualidade da Lei n. 9.433/97, que trata da proteção e defesa da água no país, que Lenin tomou a legislação como tema para a realização de uma pesquisa e da própria cartilha.

“A todo momento temos notícias de racionamentos de água e apagões porque nossas reservas estão em queda. Isso ocorre em várias regiões, numa clara demonstração de não estarmos cuidando corretamente desses recursos. Acredito que é importante falar da água para os alunos, no sentido de chamar a atenção deles para a necessidade de proteção desse recurso, de modo que ele tenha disponibilidade de consumo hoje e sempre. Se não cuidarmos da água, ela terá um fim ou ficará muito cara para se consumir”.

Confira aqui a cartilha!