Você está aqui: Página Inicial > Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica > Notícias > ProfEPT prorroga até 6 de dezembro inscrições para o mestrado profissional
conteúdo

Notícias

ProfEPT prorroga até 6 de dezembro inscrições para o mestrado profissional

Para o Ifal, são oferecidas 24 vagas, doze e para ampla concorrência e doze para servidores

publicado: 24/11/2022 07h42, última modificação: 24/11/2022 07h42

 As inscrições no programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) para o  processo seletivo do curso de mestrado em Educação Profissional em todo o Brasil por meio do Exame Nacional de Acesso – ENA – para as turmas 2023 foram prorrogadas  até o dia 6 de dezembro deste ano.. São 1006 vagas distribuídas entre as instituições associadas (IA) ao programa em todo o território nacional, sendo metade destinada à ampla concorrência e a outra metade aos servidores pertencentes ao quadro permanente ativo das seguintes instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II.

Em Alagoas, a IA associada é o campus  Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal)  para onde são ofertadas 24 vagas distribuídas em doze para servidores da rede federal, sendo 9 geral, 1 vaga para pessoa com deficiência e 2 destinadas a pessoas pretas, pardas e indígenas e mais doze vagas para ampla concorrência, sendo  9 geral; 1 vaga para pessoa com deficiência  e 2 vagas para pessoas pretas, pardas e indígenas. As provas serão realizadas no dia 12 de fevereiro de 2023.

O Programa 

O ProfEPT é um programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, com um mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional, da área de Ensino, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. O curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional de nível básico ou em espaços não-formais. 

Leia o edital (primeira versão)

 O endereço eletrônico do Sistema de Inscrições será divulgado no sítio do programa: profept.ifes.edu.br.A taxa de inscrição será no valor de R$ 100,00 (cem reais).

Para se inscrever, as pessoas interessadas deverão observar os seguintes procedimentos: a) Acessar o sítio profept.ifes.edu.br no qual estarão disponíveis o Edital e o link para o Sistema de Inscrições; b) Preencher, integralmente, o Formulário de Inscrição no Sistema de Inscrições de acordo com as instruções constantes nele; c) Efetuar o pagamento da taxa, no valor correspondente, no período estipulado no cronograma, no local indicado na Guia (exceto os(as) candidatos(as) com isenção). 

Cronograma

ATIVIDADEDATA
 Data de publicação do Edital  10/10/22
 Inscrições   17/10 a 06/12/2022
 Data limite para pagamento da inscrição  07/12/22
 Divulgação das inscrições homologadas  09/12/22 
 Resultado final das inscrições homologadas  16/12/22
 Realização do Exame Nacional de Acesso  12/02/23
 Recursos ao gabarito  14 a 15/02/2023
 Divulgação da nota individual  28/02/23
 Resultado Final  08/03/23
 Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas**  09/03 a 17/03/2023
 Aula Inaugural e Início do semestre letivo   A partir de 20/03/2023

 Mais informações, consulte a página https://profept.ifes.edu.br/