Você está aqui: Página Inicial > O Ifal > Extensão > Curricularização da Extensão
conteúdo

Curricularização da Extensão

por Dilliani Oliveira publicado 25/01/2021 17h08, última modificação 12/04/2024 09h07

Apresentação 

A implantação e implementação da curricularização da extensão nos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras surge a partir do projeto de lei que cria o novo Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2014-2024. A curricularização da extensão constitui-se no processo de integração das atividades de extensão ao currículo dos cursos de graduação, nas suas diversas formas: bacharelados, licenciaturas e tecnológicos. A extensão passa a compor, pelo menos, 10% da carga horária total da matriz curricular dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), em atividades de extensão - programas, projetos, cursos e prestação de serviços.

Nesse sentido, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), pertencente a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) vem, nos últimos 07 anos, acumulando estudos e debates sobre a curricularização da extensão, compreendida na dimensão da formação integral e da indissociabilidade com o ensino e a pesquisa. Com intuito de implementar a curricularização da extensão no Ifal foi constituída uma comissão sistêmica com representantes das Pró-reitorias de ensino, de extensão e de pesquisa, pós-graduação e inovação.

Portanto, essa ação visa transmitir para a sociedade o que fazemos, com muita competência e responsabilidade, enquanto instituição pública de qualidade, socialmente referenciada, mediante a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, promovendo a interação dialógica com a comunidade e os contextos locais, ampliando nossa conexão social, tendo os discentes como protagonistas na sua execução.

 

 

Comissão de acompanhamento da Prática Extensionista

2019 - Comissão Sistêmica de Implantação da Prática Extensionista Integrada ao Currículo Obrigatória nos PPC de Graduação do Ifal  constituída pela Portaria Nº 2705/IFAL, de 21 de agosto de 2019.

2022 - Comissão Sistêmica de Implantação da Prática Extensionista Integrada ao Currículo nos PPC de Graduação do Ifal  constituída pela Portaria Nº 720/IFAL, de 8 de março de 2022.

2023 - Comissão Sistêmica de Implementação da Prática Extensionista Integrada ao Currículo nos PPC de Graduação do Ifal constituída pela  Portaria nº 1577/IFAL, de 08 de maio de 2023

 2023 - Comissão Sistêmica de Implementação da Prática Extensionista Integrada ao Currículo nos PPC de Graduação do Ifal constituída pela  Portaria nº 2848/IFAL, de 26 de julho de 2023.

 

  Documentos e normativos da curricularização no Ifal

GUIA DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO IFAL 

RESOLUÇÃO Nº 242 /2024 - CEPE/IFAL -atualiza o regulamento da Prática Extensionista Integrado ao Currículo nos Cursos de Graduação do Instituto Federal de Alagoas.

      1. Para salvar e editar os formulários, clique em Arquivo, na barra superior à esquerda e em seguida em Fazer uma cópia ou em Fazer o download. Com o seu arquivo poderá editar.

RESOLUÇÃO Nº 169 /2023 - CEPE/IFAL - atualiza o regulamento da Prática Extensionista integrado ao currículo nos Cursos de Educação Superior do Instituto Federal de Alagoas 

 RESOLUÇÃO Nº 30/2021 - CEPE/IFAL - inclusão da prática extensionista integrada ao currículo (PEIC) nos projetos pedagógicos dos cursos (PPC) de graduação do Ifal. 

DELIBERAÇÃO Nº 28/2018 - CEPE/IFAL - Regulamenta a prática extensionista como componente curricular obrigatória nos projetos pedagógicos dos cursos (PPC) de graduação do Instituto Federal de Alagoas.

 

 

 Documentos e normativos da extensão nacional

Lei 13.005/2014 Federal da Presidência da República - aprova o Plano Nacional de Educação (PNE 2014/2024) em sua meta 12.1;

Resolução CNE/CES 07/2018 - estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na meta 12.7 da lei nº 13.005/201;

Diretrizes para a Curricularização da Extensão na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - CONIF

Outras informações

Cronograma de Etapas da curricularização do Ifal

Cursos que já estão com a Prática Extensionista integrada ao currículo

2016 - Foram iniciadas as reuniões  com as Pró-reitorias de extensão e de ensino para falar sobre a curricularização da extensão nos cursos de graduação do Ifal. Logo em seguida, outras reuniões foram realizadas  junto aos diretores de ensino e coordenadores de curso de graduação para falar sobre o tema.

Palestra “Curricularização da Extensão”, proferida pelo professor André Dala Possa, do IFSC, realizada durante o I Congresso Acadêmico do Ifal (Conac). 

2017 - Constituído o primeiro grupo de trabalho para a Curricularização da Extensão no Ifal, este grupo foi composta pelos professores Altemir João Secco, Fábio José dos Santos, Marcílio Ferreira de Souza Júnior, Maria do Socorro Ferreira dos Santos, Márcio Yabe e Dário Luiz Nicácio Silva, para construção do normativo regulamentando a prática extensionista como componente curricular obrigatório.

I Seminário Ifal sobre Curricularização da Extensão, evento que contou a presença da Pró-Reitora de Extensão da Univasf, a professora Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira, que integrou a mesa-redonda “Curricularização da extensão: experiências exitosas.

2018 - Aprovação do regulamento para inclusão da prática extensionista como componente curricular obrigatório para os cursos de graduação do Ifal - Deliberação nº 28/CEPE/2018, que regulamenta a prática extensionista como componente curricular.

II Seminário sobre Curricularização da Extensão: “A prática extensionista como componente curricular no Instituto Federal de Alagoas: caminhos possíveis” , no Campus Maceió.

2019 - Ações de sensibilização da curricularização da extensão junto aos campi, em 5 reuniões.

2020 - Formações nos campi junto aos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), diretores de ensino e chefes de departamento - 2 Reuniões.

Ações de formação junto aos Coordenadores/as de Extensão, pesquisa dos cursos de graduação e NDE. 22 Reuniões.

Evento online: A Curricularização da Extensão em Diálogo. Palestrantes: Professor Fabrício Medeiros Alho - Pró-reitor de Extensão do IFPA e Professor José Edivaldo Moura da Silva - Chefe do Departamento de Graduação do IFPA.

2021 - Reuniões com os Pró-Reitores de Extensão, Ensino e Pesquisa e Inovação Apresentar a agenda de trabalho de 2021; Socializar as alterações da minuta da Deliberação Nº 28/CEPE.

Reuniões da comissão com os NDE e Coordenadores de Extensão Socialização junto aos NDE, e coordenadores de extensão da minuta de atualização da Deliberação Nº 28/CEPE de 2018 a partir da Resolução 7/CNE de 2018 e das Diretrizes para a Curricularização da Extensão na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica /2020, para conhecimento e contribuições.

Formação em Serviço com o tema A Prática Extensionista como componente curricular: Diversos Olhares, para a qual foi criado um ambiente virtual de aprendizagem, no qual foram executados 5 Módulos, ministrados pelos membros da Comissão Sistêmica para a curriculazização da Extensão no Ifal:

Módulo I - Ambientação ao MOODLE
Módulo II - Conhecendo a extensão
Módulo III - Fazendo extensão
Módulo IV - Avaliando a prática da extensão
Módulo V - Tópicos especiais
Totalizando 120 horas.

Além disso, foram realizadas 3 conferências online:

1. Caminhos para Curricularização da Extensão
Palestrante: Tomé de Pádua Frutuoso
2. Reflexões sobre o processo de Curricularização da extensão
Palestrantes: Cesar Nonato Bezerra Candeias - Ufal e Marleide Coan Cardoso IFSC
3. A Prática Extensionista como Componente Curricular
Palestrantes: Anádia Gama dos Santos - Uneal e Jacqueline Gomes - Ifal.
 

2022 - Revisão dos projetos pedagógicos dos cursos para inserção da curricularização da extensão.

  Debate sobre o tema no Ifal

Veja alguns eventos realizados para discussão do tema junto a comunidade do Ifal.

A Curricularização da Extensão em Diálogo

Caminhos para Curricularização da ExtensãoReflexões sobre o Processo de Curricularização da Extensão e 

 A Prática Extensionista como Componente Curricular.

 

Contatos

 curricularizar.extensao@ifal.edu.br