Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univerciência traz pesquisas sobre violência contra a mulher, eucalipto, tratamento de infecções e geoprópolis

REDE NORDESTINA

Programa é produzido por TVs e instituições públicas de ensino superior do Nordeste
publicado: 20/06/2022 18h21, última modificação: 20/06/2022 18h26

Por Univerciência, com DCE Reitoria/IFAL

O Univerciência desta semana traz um estudo sobre a violência contra a mulher e uma pesquisa sobre a qualidade das mudas de eucalipto produzidas em recipientes biodegradáveis. O programa destaca ainda o potencial de produtos naturais e imunoterapêuticos no controle de infecções bacterianas e os benefícios da geoprópolis para o nosso organismo.

Violência contra a mulher

A violência contra a mulher tem se configurado como um dos assuntos mais discutidos na atualidade. Embora o enfrentamento à esse tipo de violência já tenha conquistado alguns avanços, a partir da atuação do movimento feminista, os índices de violência praticados contra as mulheres têm aumentado de forma significativa a cada dia. Pesquisadores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) realizam o mapeamento das políticas públicas de prevenção e combate à violência contra as mulheres no Estado, após Lei Maria da Penha. O objetivo da pesquisa é ampliar as políticas públicas nesta área e contribuir para uma atuação mais eficaz do Estado.

Qualidade do eucalipto

Na produção de mudas florestais, uma série de técnicas são necessárias para garantir a qualidade e saúde das espécies. No processo, os recipientes têm um papel importante, já que permitem melhor controle da nutrição e proteção das raízes, além de facilitar o manejo no viveiro, no transporte e no plantio. No programa, o telespectador vai conhecer novas alternativas de menor impacto ambiental e menor custo, resultado de um estudo científico desenvolvido na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), que avaliou a qualidade das mudas de eucalipto produzidas em recipientes biodegradáveis e em tubetes, associadas à incorporação de composto orgânico.

Produtos naturais para infecções

Uma alternativa aos antibióticos pode estar surgindo. Pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) investigam o potencial de produtos naturais e imunoterapêuticos no controle de infecções bacterianas. A partir da observação da rica biodiversidade do nordeste, os cientistas estudaram algumas plantas e perceberam que várias delas apresentavam componentes com potencial capaz de eliminar microrganismos que sobrevivem dentro de células durante as infecções.

HORÁRIO: No canal do Youtube do IFAL, o Univerciência é exibido às segundas-feiras, às 16h.

Geoprópolis

Um termo cada vez mais comum, a geoprópolis é uma mistura desenvolvida pelas abelhas sem ferrão. O Univerciência vai mostrar uma pesquisa do Instituto Federal Baiano (IFBaiano), que analisa a geoprópolis da Abelha Uruçu Amarela como alimento funcional. Os estudos apontam que é possível observar que o extrato de Geoprópolis faz a inibição de bactérias que causam doenças a concentrações mínimas.

O Univerciência

Primeiro programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro, o Univerciência foi criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), e transformou-se, a partir da parceria entre a TVE Bahia e 40 instituições públicas de ensino superior de toda a região, em um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

O programa pode ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras de TV aberta, em 12 estados brasileiros, além do Canal Saúde, Canal Futura e GloboPlay, e é disponibilizado semanalmente nos canais na Internet por cada TV e universidades participantes, alcançando juntos cerca de 100 milhões de pessoas. Entre estudantes, docentes e técnicos, o Univerciência conta com mais de 800 mil pessoas envolvidas na sua realização, com um alcance de mais de 8 milhões de pessoas nas redes sociais.

Assista ao novo episódio: