Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univerciência exibe reportagem sobre alimentos inovadores produzidos no Campus Batalha

REDE NORDESTINA

Programa é produzido por TVs e instituições públicas de ensino superior do Nordeste
publicado: 23/01/2023 21h25, última modificação: 23/01/2023 21h25

Por Rede Univerciência e Comunicação IFAL

Pesquisadoras do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no Campus Batalha, estão desenvolvendo produtos lácteos inovadores e nutritivos utilizando, na matéria prima, alimentos como beterraba, graviola e pinha consumidos de forma in natura. A maturação do queijo com licores de frutas regionais é outro produto diferenciado criado por esses cientistas e que traz muitos benefícios para a economia local gerando trabalho e renda para os produtores rurais.

A pesquisa e a produção do campus foram apresentadas no episódio número 10 do programa Univerciência dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro. A reportagem foi produzida pela equipe de Comunicação do Ifal.

O Univerciência foi criado em 2020 pela TV Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), e transformou-se, a partir da parceria entre a TVE Bahia e 40 instituições públicas de ensino superior de toda a região, em um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

Além das ações do Ifal, no mesmo episódio, o programa mostra um aparelho que auxilia no monitoramento do conforto térmico de bovinos e uma pesquisa do comportamento dos textos do Facebook sobre a comunidade LGBTQIA+, além de uma reflexão de pesquisadores com o acesso da população à justiça.

Confira o episódio: