Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univerciência estreia nova temporada com pesquisas sobre cosmético para manchas, asfalto ecológico e cavalos marinhos
conteúdo

Notícias

Univerciência estreia nova temporada com pesquisas sobre cosmético para manchas, asfalto ecológico e cavalos marinhos

REDE NORDESTINA

Programa é produzido por TVs e instituições públicas de ensino superior do Nordeste
publicado: 18/03/2022 14h16, última modificação: 18/03/2022 14h20

Por Rede Univerciência e Comunicação IFAL

O Univerciência está de volta nas TVEs e nos canais de Youtube parceiros. A terceira temporada do programa estreia sábado (19) e destaca o desenvolvimento de um cosmético clareador de manchas na pele, a partir da aroeira, e a criação de um asfalto ecológico. A atração semanal vai mostrar ainda o estudo de ações de preservação do cavalo marinho e as relações entre catolicismo e o mundo contemporâneo. O Instituto Federal de Alagoas (IFAL) começa a distribuir o programa a partir desta temporada.

Primeiro programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro, o Univerciência foi criado em 2020 pela TV Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), e transformou-se, a partir da parceria entre a TVE Bahia e 40 instituições públicas de ensino superior de toda a região, em um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet. 

No canal do Youtube do IFAL, o Univerciência será exibido sempre aos sábados, às 16h.

O que será exibido no episódio?

Um estudo desenvolvido na Universidade do Ceará (UFC) revelou que o extrato da aroeira, planta muito conhecida no nordeste, possui efeito clareador na pele. A pesquisa do Departamento de Farmácia da UFC trabalha com extrato vegetal sustentável, através da planta cultivada em laboratório. Além de agir no combate ao melasma, a planta tem também o poder de rejuvenescer a pele. 

O Univerciência é o primeiro programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro

Com propriedades inovadoras e ecologicamente sustentáveis, o asfalto ecológico promete trazer para o setor de infraestrutura dos transportes alta durabilidade, resistência aos esforços mecânicos e versatilidade em sua aplicação. Desenvolvido por cientistas da Universidade de Pernambuco (UPE), a enzima é um composto que reage organicamente com o solo e com a água e, quando compactado, ganha resistência. A alternativa é economicamente mais viável, chegando a custar um terço do valor de um pavimento convencional. 

Cientistas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) estudam ações de preservação do cavalo marinho, espécie rara de peixe que está ameaçada de extinção no Brasil. Intitulada ‘Determinação de prioridades para a conservação de cavalos-marinhos no Brasil’, a pesquisa aprofunda o conhecimento sobre esses animais para, assim, traçar planos de ação que possam embasar iniciativas de preservação desses animais. 

Com o objetivo de entender as relações entre o catolicismo e o mundo contemporâneo, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se debruçam para estudar a história da religião. A organização é pautada na investigação das relações entre catolicismo e política no mundo contemporâneo, compreensão das perspectivas na identificação das relações sociais e históricas, além de captação das relações entre religião, tradição e modernidade. A pesquisa estuda a complexidade das múltiplas expressões do catolicismo. 

Sobre o Univerciência

O programa poderá ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras de TV aberta, em 12 estados brasileiros, além do Canal Saúde, Canal Futura e também pelo GloboPLay. É também disponibilizado semanalmente nos canais na Internet por cada TV e universidades participantes, alcançando juntos mais de 100 milhões de pessoas. Entre estudantes, docentes e técnicos, o Univerciência conta com mais de 800 mil pessoas envolvidas na sua realização, com um alcance de mais de 8 milhões de pessoas nas redes sociais. 

No Instituto Federal de Alagoas, conta com parceria do Departamento de Comunicação e Eventos (DCE), por meio dos jornalistas Acássia Deliê (Campus Marechal Deodoro), Jhonathan Pino (Reitoria) e Lidiane Neves (Campus Penedo).

Acompanhe o Univerciência todo sábado no Canal do IFAL no Youtube.