Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Solução caseira de água sanitária e água é eficaz no combate ao Coronavírus
conteúdo

Notícias

Solução caseira de água sanitária e água é eficaz no combate ao Coronavírus

publicado: 08/04/2020 18h30, última modificação: 08/04/2020 22h38
Exibir carrossel de imagens Professor Demétrius ensina a fazer solução caseira para assepsia de objetos e superfícies.

Professor Demétrius ensina a fazer solução caseira para assepsia de objetos e superfícies.

A combinação entre água sanitária + água é uma verdadeira aliada no combate ao Covid-19. O professor de Química Demétrius Morilla, do Ifal Campus Maceió, ensina a preparar em casa uma solução para limpeza de superfícies tão eficaz quanto o álcool em gel. Basta utilizar 25 ml de água sanitária e 1 litro de água. A solução pode ser utilizada quando não há álcool disponível. Porém, não se deve utilizar para assepsia das mãos, pois o contato direto com derivados clorados pode causar irritação à pele.

Veja aqui como preparar a solução

A eficácia contra o vírus está na substância gerada pela reação química entre a água sanitária (hipoclorito de sódio) e a água, que origina um composto chamado "ácido hipocloroso", que consegue reduzir a nível seguro a contaminação de superfícies. O professor de Química destaca que a solução é de fácil manuseio (devendo se tomar os devidos cuidados com o contato direto), baixo custo e alto rendimento, sendo sua utilização recomendada para objetos, embalagens, pisos, bancadas, maçanetas e calçados. Basta umedecer um pano e higienizar as superfícies desejadas.

Pesquisas científicas como este review amparado pelo Conselho Federal de Química comprovam que a ação de desinfecção das soluções diluídas está relacionada ao fato do Coronavírus (SARS-Cov-2) ser um vírus "envelopado", com uma camada externa. Geralmente, os vírus envelopados são menos estáveis ao ambiente e mais suscetíveis à ação de oxidantes, como por exemplo, os derivados clorados como a água sanitária.

Para que a solução seja eficaz, o professor Demétrius recomenda que as proporções de água e água sanitária sejam respeitadas na solução. "Colocar água sanitária demais não garante um melhor resultado pois a eficácia está justamente na reação química com a água", destaca. Importante também manter a solução longe da luz solar, caso esteja em uma garrafa transparente. O frasco deve estar bem tampado, em local fresco e seco, para não perder seu potencial de desinfecção. 

Previna-se!

registrado em: , ,