Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sistemas do Ifal serão suspensos para instalação de novo Data Center
conteúdo

Notícias

Sistemas do Ifal serão suspensos para instalação de novo Data Center

Nos dias 24 e 25 de julho haverá a suspensão temporária dos sistemas da instituição

publicado: 08/07/2021 09h44, última modificação: 09/07/2021 09h06

A Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI comunica que entre os dias 24 e 25 de julho será efetuada uma ação de modernização do data center da Reitoria do Ifal. O processo consiste em substituir e configurar novos equipamentos de rede, além da migração dos servidores de processamento e armazenamento de dados que hospedam os serviços da instituição.

Dessa forma, nos dias 24 e 25 de julho ficarão impossibilitados os acessos aos sistemas eSIG, Moodle, Portais Institucionais, Sirem, Sistema de Exames e de Concursos. Essa ação foi prevista no Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTIC 2020-2021 do Ifal, e visa garantir o funcionamento dos ativos de infraestrutura de TI, além de modernizar e expandir os equipamentos de data center do Ifal. 

Segundo Fernando Corado, diretor de TI, a implantação desses novos equipamentos tem por objetivo garantir o funcionamento dos sistemas institucionais e expandir a capacidade de processamento e armazenamento de dados, por meio de uma plataforma integrada e com controle centralizado, o que simplifica o gerenciamento e diminui a complexidade de operacionalização.

"A implantação deste novo data center define um marco para a nossa instituição. A aquisição desses equipamentos foi prevista no nosso planejamento estratégico com foco na otimização da oferta de cursos e número de vagas, como também para garantir uma infraestrutura física e tecnológica adequadas para o desempenho das atividades acadêmicas e administrativas da instituição", pontuou o diretor.