Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Riscos para a integridade é tema de campanha da CGU
conteúdo

Notícias

Riscos para a integridade é tema de campanha da CGU

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 19/09/2022 15h58, última modificação: 19/09/2022 15h58

A Unidade de Gestão da Integridade (UGI) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) divulga mais uma ação da campanha #INTEGRIDADESOMOSTODOSNÓS, com o tema riscos para a integridade. Segundo a Controladoria Geral da União (CGU), risco à integridade é "evento relacionado à corrupção, fraudes, irregularidades e/ou desvios éticos e de conduta, que possa comprometer os valores e padrões preconizados pela Instituição e a realização de seus objetivos".

Nesse sentido, o gerenciamento de riscos à integridade é um dos fundamentos que torna o Programa de Integridade sustentável, a partir da prevenção, detecção, punição e remediação de eventos que confrontem ou ameacem os princípios éticos. Além disso, é fundamental a adoção do monitoramento de controles internos que auxiliem no alcance dos objetivos institucionais e preservem a sua boa imagem e a confiança da sociedade no Órgão.

Os principais riscos de integridade são comportamentos como abuso de posição ou poder em favor de interesses privados; nepotismo; conflito de Interesses; pressão interna ou externa ilegal ou antiética para influenciar agente público; solicitação ou recebimento de vantagem indevida e utilização de recursos públicos em favor de interesses privados.  

Deste modo, para combater os riscos de integridade,cada órgão deve definir as ações a serem executadas por cada uma das Instâncias da Integridade e pela Unidade de Gestão de Integridade (UGI). 

Para saber quais as ações que o Ifal vem implementando para gerenciar os riscos à Integridade, acesse o Plano de Integridade do Ifal 2021/2022.