Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Representantes do Programa de Pós-graduação da UFBA apresentam resultados de convênio com Ifal

Professores entregaram diagnóstico de planos e metas para a pós-graduação no Ifal

por Melissa Menezes publicado: 29/07/2022 17h35, última modificação: 29/07/2022 17h35

O Instituto Federal de Alagoas recebeu na tarde desta sexta-feira (29) professores representantes do Programa de Pós-graduação em Engenharia Industrial (PEI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para falar dos resultados do convênio firmado entre as duas instituições em 2019.

Os visitantes foram recebidos pelo reitor do Ifal, Carlos Guedes, pela pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eunice Palmeira, pelo coordenador de Pós-graduação, Ednaldo Farias, pelo professor e egresso do programa, professor Jacksiel Abreu, e a coordenadora do curso de Engenharia Civil do Campus Maceió, professora Marjore Tenório. Ainda participaram de forma remota da reunião, o professor Maurício Ramos, atual coordenador de Qualificação do Ifal, e o pró-reitor de Administração, Heverton Andrade.

Professor da UFBA apresenta diagnóstico aos dirigentes.jpgNa ocasião, os professores do Programa PEI da UFBA, Marcelo Embiruçu e Márcio Nascimento, apresentaram um relatório com diagnósticos situacionais locais e proposições de planos e metas para a pós-graduação no Ifal, um produto resultante do trabalho da segunda turma do Mestrado Profissional em Engenharia Industrial de servidores do Instituto Federal de Alagoas.

O documento traz em seu escopo a contextualização regional das áreas primordiais em desenvolvimento no Estado de Alagoas e situa o Ifal como um dos principais atores envolvidos neste processo de alavancamento da ciência, tecnologia e informação local. Como proposição de plano, o diagnóstico aponta para o aumento quantitativo e a diversificação institucional de programas
de pós-graduação nas áreas tecnológicas e de engenharia para todo o estado.

Para o reitor Carlos Guedes, a parceria é considerada um sucesso, tanto pelo retorno à instituição dado pelos egressos formados pelo programa, quanto pela possibilidade de novas parcerias. “Acredito que diante dos resultados apresentados pelo PEI e do que temos visto com nossos servidores egressos do programa, podemos pensar em duas possibilidades para continuarmos a parceria junto à UFBA, por meio do Programa de Pós-graduação em Engenharia Industrial. Inicialmente, penso que precisamos constituir um grupo de trabalho entre as duas instituições para amadurecer as propostas de oferta de novos cursos para a nossa instituição, e na sequência, buscar novos parceiros, a exemplo da Ufal, para desenharmos uma 3ª turma deste programa para os nossos servidores”, pontuou o reitor.