Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria do Ifal promove campanha sobre o Dia Mundial da Hipertensão
conteúdo

Notícias

Reitoria do Ifal promove campanha sobre o Dia Mundial da Hipertensão

Objetivo é conscientizar servidores a respeito da doença

publicado: 17/05/2022 13h59, última modificação: 17/05/2022 13h59

Leonardo Teles - estagiário de jornalismo

O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) promove, nesta terça-feira (17), em atenção ao Dia Mundial da Hipertensão, uma campanha de atendimento aos servidores da Reitoria da instituição com o objetivo de medir a pressão arterial e e passar orientações a respeito da doença.

Campanha de prevenção à HipertensãoO serviço é realizado pela enfermeira Maria Karine, a nutricionista Nicia Albuquerque e a técnica de enfermagem Jaqueline Gonçalves. Para Maria Karine, a campanha é muito importante por alertar sobre os riscos da enfermidade. “O propósito da campanha é conscientizar sobre o dia da hipertensão. Quem não tem, as orientação são para prevenir a doença com hábitos de vida saudáveis. E para quem tem, falamos sobre mudar os hábitos de vida e controle da medicação e sobre acompanhamento médico”, esclarece a enfermeira. 

Sobre o Dia Mundial da Hipertensão

O Dia Mundial da Hipertensão Arterial, 17 de maio, foi criado com o objetivo de alertar a população para a importância da doença, que afeta cerca de 30% da população adulta em todo o mundo, ou seja, mais de um bilhão de pessoas, e acomete 25% dos brasileiros.

A hipertensão é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, especialmente doença coronariana e acidente vascular cerebral, mas também para doença renal crônica, insuficiência cardíaca, arritmia e demência.

O controle da pressão arterial reduz em 42% o risco de derrame e em 15% o de infarto, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Por essa razão, a aferição da pressão é uma medida essencial para o diagnóstico e o tratamento adequado.