Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor do Ifal é eleito Vice-presidente do Conif

Reitor do Ifal é eleito Vice-presidente do Conif

O processo eleitoral foi concluído nesta quarta-feira (06), durante a 80ª Reunião Ordinária do Conif

por Zoroastro Neto publicado: 07/12/2017 09h48, última modificação: 07/12/2017 09h47

O reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Sérgio Teixeira Costa, foi eleito Vice-presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), para gestão de 2018, tendo o reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Roberto Gil Rodrigues Almeida, como presidente. O processo eleitoral foi concluído nesta quarta-feira (06), durante a 80ª Reunião Ordinária do Conselho, em Brasília-DF.

Na votação, os conselheiros também definiram os novos integrantes da diretoria executiva do Conif: Carla Jardim (do IFFar) ocupará o cargo de diretora de relações institucionais, Uberlando Leite (Ifro) será o diretor financeiro da nova gestão , e Luiz Simão Staszczak (IFMS) passa a ser o novo diretor administrativo.

Segundo Roberto Gil de Almeida, a nova diretoria dará continuidade às ações em desenvolvimento no Conif. Além disso, propostas para a gestão de 2018 estão em fase de discussão e serão alinhadas. “Nós temos vários desafios e estamos nos concentrando em alguns deles.  Pretendemos fortalecer a identidade institucional e o relacionamento interinstitucional do Conif, implantar um painel de dados e indicadores do Conif, executar a política de comunicação, que já está em andamento, além de dar suporte às Câmaras e aos Fóruns do Conif, construir pautas conjuntas com a Andifes, e buscar a ampliação do orçamento para a Rede Federal”, ressaltou.

O que é o Conif?

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) é uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação. Atua no debate e na defesa da educação pública, gratuita e de excelência. Criado em março de 2009, após a publicação da Lei n° 11.892/2008 que institui a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

São objetivos do Conif a valorização, o fortalecimento e a consolidação das 41 instituições congregadas – 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – que, juntas, contabilizam mais de 600 unidades em todo o Brasil.

Responsável por dar suporte, orientar e respaldar a Rede, o Conif trabalha continuamente por melhorias em infraestrutura e condições de trabalho para os servidores, bem como promove ações estratégicas para fortalecer a internacionalização das instituições, a partir do estreitamento de relações com outros países e da consolidação de cooperações técnicas.

O Conif desenvolve estudos e projetos, por meio de eventos como congressos, conferências, seminários e encontros; incentiva o intercâmbio de informações e experiências na Rede Federal e também com instituições de ensino, pesquisa e extensão, entidades culturais, científicas e tecnológicas nacionais e estrangeiras; executa articulações com os diversos entes públicos e a sociedade civil organizada.

Missão: Fortalecer as instituições da Rede Federal, por meio da sua articulação e representação política, em benefício da educação profissional, científica e tecnológica pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada.

Visão: Ser reconhecido nacional e internacionalmente como articulador da educação profissional, científica e tecnológica inovadora e inclusiva.

Valores: União, gestão democrática, sustentabilidade, equidade, transparência, ética e solidariedade.

Fonte: Ascom Conif

registrado em: ,