Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Regimento Geral do Sistema de Bibliotecas do Ifal entra em vigor

Regimento Geral do Sistema de Bibliotecas do Ifal entra em vigor

Consup também aprovou resolução que aborda os atrasos na devolução de materiais

por Jhonathan Pino publicado: 24/01/2023 10h06, última modificação: 24/01/2023 10h43

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) inicia o ano letivo com mais uma novidade: o Sistema de Bibliotecas da instituição agora possui um Regimento Geral que padroniza as atividades e utilização dos serviços, mediante funcionamento integrado das Bibliotecas de todo o instituto. Aprovado pelo Conselho Superior, em dezembro passado, a Resolução nº 99/2022 traz informações sobre a estrutura, os profissionais, as atribuições dos envolvidos, além de acervos existentes na instituição.

“O regimento é de interesse de toda a comunidade acadêmica. Por que o usuário tem que acessá-lo? Porque o documento consta os deveres do usuário, as questões de penalidades, consta os acervos de que são formadas as bibliotecas, as atribuições de cada personagem da biblioteca, quem faz parte delas, desde o gestor sistêmico da Reitoria até as coordenações das bibliotecas: os bibliotecários e as equipes que formam todo o sistema”, detalha Mariana Assunção, responsável pelo Sistema de Bibliotecas na Reitoria.

Bibliotecária Mariana Duarte Assunção pontua que regimento e regumalentos das unidades se complementam.png

A bibliotecária lembra, que apesar de padronizar as ações em todo o instituto, o regimento não substitui os regulamentos já existentes entre algumas unidades. Na verdade, eles funcionam de modo complementar, já que questões como horários de funcionamento, prazos e quantidade de obras para empréstimo são decididas pelos próprios campi.

Quando a questão é penalidade por atraso na devolução das obras, o Regimento cita o assunto por alto, porque também em dezembro foi aprovada a Resolução nº 98/2022, que define as diferentes sanções aos usuários, para cada situação, desde a suspensão temporário de renovação; multas e restituição das obras perdidas e/ou possivelmente danificadas. Confira aqui a resolução!

Acesso aos acervos

Para o cadastro dos usuários e acesso aos acervos, o Sistemas de Bibliotecas disponibiliza um tutorial de uso para os usuários. Além dos discentes matriculados em cursos de ensino médio e técnico, técnico subsequente, graduação, pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu presencial e a distância, podem fazer empréstimos de livros os(as) servidores(as) do quadro efetivo, substitutos e cedidos de outros órgãos em atividades no Ifal, além de funcionários(as) terceirizados(as) e estagiários(as).

“Tantos os(as) servidores(as), quanto os(as) estagiários(as) e terceirizados(as) da Reitoria podem pegar as obras no Campus Maceió. Nos demais, cada um faz empréstimo em seu próprio campus. Ainda não é possível, por exemplo, alguém do Campus Arapiraca pegar livros no Campus Maceió”, detalha Mariana.

Caso não tenha vínculo com a instituição, é facultado ao(a) usuário(a) apenas o acesso às Bibliotecas para consulta em suas dependências.

Confira as resoluções e demais normativos do Sistemas de Bibliotecas do Ifal.