Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal Piranhas fornece lanche feito com produtos de cooperativa de agricultura familiar

Cardápio envolve frutas, sucos, sanduíches e salgados

publicado: 07/02/2020 17h12, última modificação: 17/02/2020 09h30

Roberta Rocha e Elaine Rodrigues - jornalistas

A semana começou com novidade no Campus Piranhas do Instituto Federal de Alagoas - Ifal. Os estudantes iniciaram as aulas na última quarta-feira, 5, e desde então estão recebendo a merenda escolar preparada com alimentos oriundos da agricultura familiar. Os produtos em questão são fornecidos pela Cooperativa dos Produtores de Mel, Insumos e Produtos da Agricultura Familiar - Coopeapis, localizada no distrito de Piau, na cidade do alto sertão alagoano.

A Coopeapis atendeu às exigências da chamada pública aberta pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar e assinou um contrato com o campus para ofertar merenda a 600 estudantes dos cursos técnicos de Agroecologia, Agroindústria, Alimentos e Agropecuária. Dessa forma, serão servidos lanches nos três turnos – manhã, tarde e noite.

O diretor-geral da unidade de ensino, Iatanilton Damasceno, explica que a proposta inclui frutas, bolos, pães diversos, biscoitos, sucos, mel, sanduíches, empadas, entre outras opções que formam um cardápio diversificado e nutritivo, analisado pela profissional de nutrição do campus.

“A gente trabalha com estudantes da rede pública que, muitas vezes, não têm alimentação adequada em casa. Então oferecer esse lanche com alimentos nutritivos é importante para garantir a permanência e o êxito desses estudantes nos cursos que estão fazendo”, aponta Iatanilton.

Além dessa questão, o programa também viabiliza o investimento na agricultura familiar. O Campus Piranhas tem cursos voltados para a área e possui atualmente alunos e egressos na Cooperativa. “Boa parte dos alunos moram em distritos vizinhos, têm uma boa relação com os produtores e também estão envolvidos na Coopeapis. Em Piranhas, 100% dos recursos do PNAE estão aplicados na agricultura familiar, é mais um espaço que o agricultor familiar tem para levar os alimentos”, ressalta.

Aprovação - O cardápio de estreia da merenda no ano letivo 2020 contemplou coxinha de massa de mandioca e suco de acerola, servido em copo retornável, por conta da preocupação ambiental. A estudante do 4º ano de Agroindústria Thaíssa Cristina Gomes foi uma das que experimentou e elogiou o menu. "Super aprovado. Tudo muito organizado. Vai beneficiar não só a mim, mas a todos os outros discentes, por diversos motivos. O principal, é claro, o custo, uma vez que nem sempre tínhamos dinheiro para comprar algo", complementa, sobre a gratuidade da refeição.

Para a discente, outro ponto positivo da implantação da merenda é a praticidade para alunos que não moram em Piranhas e estudam em mais de um turno na instituição. O fornecimento de lanche no local elimina a necessidade de sair da unidade em busca de alternativas ou ter que fazer pedidos de refeição por telefone. "Nem todo mundo possui condições financeiras de desembolsar mais ou menos 20 reais por semana para se alimentar durante o dia no Ifal", reforça.

O contrato assinado com a Coopeapis tem validade de um ano. Em breve, o Campus Piranhas também fornecerá almoço e jantar. O refeitório principal está em reforma e, com a conclusão da obra, a estimativa é oferecer em torno de 200 refeições diárias gratuitas, para estudantes selecionados de acordo com critérios como agravo nutricional, vulnerabilidade social e a necessidade de realizar atividades em tempo integral na instituição.

registrado em: ,